Eu fiquei apaixonado por Mortina assim que terminei o primeiro livro da série (resenha aqui). O enredo juvenil, ingênuo, aliado a desenhos extremamente fofos e cheio de detalhe de Barbara Cantini, são impossíveis de não se deslumbrar e amar.
Neste segundo volume, MORTINA E O PRIMO INSUPORTÁVEL, a garota terá que desvendar o mistério por trás do desaparecimento de sua tia Fafá Lecida. Ainda mais estranho é quando o primo distante, Dondoco, aparece na mansão dizendo ter recebido um convite da tia Fafá. E ainda mais estranho são todos os amigos de Mortina, que também aparecem com o mesmo convite.
Mortina começa uma investigação em grupo, onde cada dupla de amigos precisa investigar uma pista, menos Dondoco, que considera tudo muito ridículo. Aliás, ela não suportar a presença do primo, sempre pomposo, metido, com ares superiores, crítico e pedante ao excesso.
O pequeno livro é adorável. A leitura é muito rápida, mas você irá usar muito do tempo admirando cada detalhes dos desenhos, sempre com alguma piada, alguma foto de alguém famoso, vários trocadilhos e tiradas cômicas, dando a certeza de chegar ao fim da história com um enorme sorriso.
Mas o mais legal é que a autora sempre insere uma mensagem de aceitação, de representatividade, de inclusão, com personagens totalmente diferentes entre si, muitas vezes detentores de problemas causados por adultos, e que conseguem resolver suas faltas com a amizade.
Não perca a chance e leia a história para seus irmãos pequenos, primos, sobrinhos, amigos, filhos, enfim, qualquer criança. A edição é em capa dura, folhas de GRAMATURA ALTA, cores fortes, um luxo. É uma das séries mais fofas que acompanho. Faça o mesmo 😉
AVALIAÇÃO:
AUTORA: Barbara CANTINI
TRADUÇÃO: Eduardo BRANDÃO
EDITORA: Companhia das Letrinhas
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 48
COMPRAR: Amazon
Os dois livros da Mortina estão na minha wishlist! Desde que vi a resenha de Mortina aqui me encantei pela própria e também pela tia Fafá Lecida.
Querooo logo ler os dois
Carl!
Adorei que a autora inseriu uma mensagem de aceitação.
Simplesmente amo livros infantis, primeiro porque sempre trazem uma lição pelo menos, muita aventura e nesse, me parece que muito mistério.
Além das ilustrações que parecem luxuosas, adorei!
cheirinhos
Rudy
Eu me identifico tanto com a tia Fafá Lecida que você não faz ideia!Namoro os dois livros desde que li a resenha do primeiro e não vejo a hora de ter ambos em mãos!
Além de amar livros mais voltados para o público infantil, gosto mais ainda das lições que histórias assim trazem a todos nós, adultos!
As ilustrações são lindíssimas e delicadas e eu quero muito.
Dondoco???rsrsrsrs
Beijo
Olá!
Já li várias resenha desse livro e traz uma historia muito fofa. Eu desejo muito ler ainda mais poder apreciar as imagens que são ilustrada. Adorei muito a premissa e doida pra ler e saber mais essa mistério que do desaparecimento da tia dela.
blog:
Tempos Literários
Olá! É aquele tipo de livro perfeito para essa época do ano, um danado de um presente primoroso. Aquela leitura que a gente faz com os pequenos, mas também faz sozinha e se diverte. Eu estou louca para conferir, tenho certeza que vou amar e meus sobrinhos também.
Sobre o título: Ai Mortina, te entendo completamente…
Mds, que amor de livro, totalmente diferente do que estava imaginando antes de entrar no post.
Sem duvidas um livro carismático e importante.
Oi, Carl
Mesmo sem ler eu já estou apaixonada por Mortina.
Amo livros infantis com eles podemos ter vários momentos contando ou lendo para as crianças.
As ilustrações são um charme, as cores cheias de vida e a mensagem que sempre podemos tirar dos livros infantis.
É para todas as idades, beijos.