O game Five Nights at Freddy’s conquistou legiões de fãs no mundo todo. Basta uma busca rápida na internet para encontrar inúmeras páginas dedicadas a desvendar os mistérios e as armadilhas do jogo, além de memes e produtos diversos inspirados nos personagens. A série de livros é escrita por Scott Cawthon, criador do jogo, e Kira Breed-Wrisley. Os dois primeiros volumes, OLHOS PRATEADOS e OS DISTORCIDOS, já venderam mais de 50 mil exemplares no Brasil, e agora foi lançado o terceiro e último volume, A ÚLTIMA PORTA, com o desfecho da série.
OLHOS PRATEADOS já tem resenha aqui no blog, e OS DISTORCIDOS continua a história de Charlie e sua turma, um ano após eles escaparem de um maníaco que controlava os animatrônicos e que quase matou a todos. Mesmo assim, salvos e de volta à vida normal, ficaram os traumas e os medos. Principalmente quando jovens começam a aparecer mortos da mesma forma que antes, esmagados pelas partes afiadas dos bonecos mecânicos. Mas se todos foram destruídos, como é possível que continuem a matar? E se o responsável por controlá-los não morreu de verdade?
A narrativa desse segundo volume é mais centrada em Charlie e John, bem como na investigação do passado de Charlie, na relação dela com o pai falecido e com o irmão desaparecido, e nos lapsos de memória, que se não existissem, ajudariam a compreender como aquelas máquinas funcionam e o motivo de terem sido construídas. Os demais personagens pouco aparecem e não possuem nenhuma função que mereça destaque.
John continua a tentar criar um relacionamento amoroso com Charlie, mas a menina mantém sua estranheza e frieza diante das investidas. Ela está obcecada pelas mortes que voltaram a acontecer e em compreender quem ela era na infância. Eu até consigo compreender as atitudes dela, mas fiquei com pena de John, o coitado faz de tudo para a garota, que só o isola.
Eu achei o clímax deste segundo volume mais emocionante e menos confuso do que o anterior. O inimigo é um amálgama que realmente mete medo, e além dele, ainda existem as ameaças dos animatrônicos. Sim, não é apenas uma ameaça que eles precisam enfrentar, é mais de uma. Mas a melhor parte mesmo, fica para as últimas páginas, onde acontece algo que leva o enredo para um patamar mais sobrenatural e pega de surpresa o leitor, deixando um gancho enorme para o último livro.
A ÚLTIMA PORTA começa poucos dias após o que aconteceu em OS DISTORCIDOS. A sinopse solta um tremendo spoiler, então não leia se não quiser perder a surpresa do final do segundo livro. E também para não estragar sua leitura, pouco posso falar do enredo. Sim, porque todo ele está preso ao clímax de OS DISTORCIDOS. Mas dá para dizer que John, Jessica, Carlton e Marla (sim, todos voltam na conclusão e têm grande participação), precisam investigar quem realmente é uma outra personagem. Eles sabem que ela não é quem diz ser, mas não sabem quais são seus planos e quem a controla.
Aliás, quem controla essa personagem, não chega a ser uma surpresa. Entretanto, depois da luta de todos contra ela e seu mestre, que se estende por muitas páginas e com ações em locais diferentes, vem a grande surpresa de todas, algo que muda completamente tudo o que foi lido dos três livros, e eleva o nível de terror a um novo patamar. Depois da leitura, você ficará pensando e tentado a ler tudo de novo, para tentar encontrar o que deixou escapar.
A série Five Night´s at Freddy´s é um excelente terror, com muita ação, personagens carismáticos, jovens, que fazem muita bobagem, não são assim tão inteligentes, bem parecidos com aqueles de filmes de terror teen, e por isso mesmo é uma leitura deliciosa. Entretanto, ao contrário desses filmes, eles têm uma longevidade maior, você não precisa ficar preocupado com a possibilidade de cada um deles morrer a cada capítulo. Ainda bem!
E se prepare para ficar arrepiado quando concluir o terceiro volume. Sua cabeça vai dar voltas!
AUTORES: Scott CAWTHON e Kira BREED-WRISLEY
TRADUÇÃO: Rafael MIRANDA
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2019 e 2020
PÁGINAS: 227 e 336
Mesmo que games seja um universo totalmente desconhecido para mim(tá, eu me envergonho disso) o terror escrito me anima demais.
Sou fã assumida do gênero, por isso me lembro muito bem da resenha do livro anterior a estes e foi delicioso saber que o medo continua aqui e com uma trama mais centrada nos personagens.
Isso é maravilhoso!
Amei as fotos e claro que se tiver oportunidade, quero ler e todos!!!
Beijo
Leia mesmo, são bem legais!
Carl!
Na verdade não conheço muito a realidade dos games atuais e não sei se me interessaria pela leitura dos livros,.
Fico me perguntando o que chama tanta atenção dos fãs e ver atrocidades e mortes violentas, pelo menos em relação aos games, nos livros, por não vermos as cenas, apenas as criarmos em nossa mente, fica mais fácil de ler.
cheirinhos
Rudy
Não conheço o game mas achei legal o livro. Realmente a história tem os ingredientes dos filmes de terror teen.
Acho que as personagens e seus comportamentos engraçados amenizam o terror
Olá!
Eu nunca joguei mas passava horas vendo gameplays no youtube e nem sonhava que tinham livros sobre! Pra falar a verdade eu não me interesso muito por livros adaptados de jogos mesmo que estes teham sido escritos pelo próprio criador do jogo. Por mais que eu goste das gameplays, eu só via porque gostava de ver os gamers tomando susto, não acho a história do jogo em si tão interessante pra querer me aprofundar lendo os livros, ainda mais sendo mais de um livro pra acompanhar.
Se vale como incentivo, a história passa longe do que acontece no livro. É bem independente.
Olá! Claramente eu não estou incluída nessa legião de fãs, e pelo jeito seguirei assim (risos). Mesmo todo esse enredo para lá de tentador não foi capaz de mudar minha opinião, pelo menos dessa vez, em relação ao gênero, até sei que a única a perder sou eu, mas antes isso do que com sérios problemas para dormir #sóacho.
Oi!
Amo os jogos, apesar de quase morrer do coração sempre.
Tinha um pouco de preconceito com os livros. Achei que seriam mais infantis, e não conseguia pensar em como o jogo poderia render tanta história para os livros, mas confesso que estava enganada e agora preciso iniciar essa série.
Olá!
Me chamou bastante atenção o livro, principalmente o primeiro. Fiquei um tanto interessada em saber mais da trama e irei procurar para ler. Tem uma boa premissa!
Meu blog:
Tempos Literários
Ooi não conhecia esse livro ainda mas parece ser um estilo que eu gosto bastante e acredito que vale a pena a leitura beijos
Olá, Carl
Nesses dois volumes a trama ganha mais ação e mistério, que prende o leitor. Uma pena você não pode dar mais detalhes.
Estou curiosa para poder ler essa trilogia mesmo que não conheça o game.
Beijos