O quanto você sabe de mitologia africana? Eu não sabia nada, por isso decidi dar uma chance. Ótima escolha, inclusive! Em BRUXA AKATA, Sunny é uma nigeriana albina que viveu anos nos Estados Unidos até que teve que retornar ao seu país de origem. No entanto, de volta ao continente africano, a garota é discriminada por dois motivos. Primeiro, por ser albina, uma mulher preta por dentro, branca por fora. Depois por ser uma forasteira, mesmo sendo daquele país.

Entre o escuro e o claro, a noite e a manhã, ela se descobre herdeira de um legado: uma garota-leopardo, com poderes especiais, vivendo entre as ovelhas (humanos comuns, trouxas, mortais, como você preferir). Mais do que isso, sendo uma das esperanças para um futuro perdido.

Assim como HARRY POTTER, PERCY JACKSON e vários colegas do estilo, a BRUXA AKATA, escrito por Nnedi Okorafor, é mais uma narrativa sobre a clássica jornada do herói. Logo, de pária a heroína, acompanhamos a trajetória da menina no seu caminho de autodescoberta.

Porém não se engane, mesmo com elementos em comum com todos esses livros famosinhos, a obra se destaca justamente  pelo seu maior triunfo, o espaço aberto para falar e discutir sobre a cultura africana. Quantos livros atuais podemos dizer que fazem o mesmo? Por que conhecemos tão pouco sobre a África?

Em 317 páginas de uma história para lá de envolvente, conhecemos mais do universo, que tem uma mitologia própria de tirar o fôlego. Magia, monstros e uma profecias são um pequeno vislumbre disso tudo.

Isso sem falar, também, no carisma e no desenvolvimento de cada um dos principais. Ainda que sejam somente crianças, a autora conseguiu transmitir toda a carga dramática necessária para que nos apegássemos a eles e à história. É impossível terminar as páginas sem sentir saudade da própria Sunny, Chichi, Sasha e Orlu. Já estou ansiosa para ver os próximos capítulos.

Em síntese, entre a ficção, a fantasia e a aventura, BRUXA AKATA será um livro que levarei para sempre com muito carinho. Parabéns à editora pelo trabalho incrível de design e por ter aberto a chance para um tipo de literatura fora do comum.


AUTORA: Nnedi OKORAFOR
TRADUÇÃO: João Sette CÂMARA
EDITORA: Galera
PUBLICAÇÃO: 2018
PÁGINAS: 319


COMPRAR: Amazon


Visited 3 times, 1 visit(s) today