Já existem tantos filmes sobre a Segunda Guerra Mundial que parece que todos os assuntos já foram abordados. E tudo isso pode ser verdade, mas nunca é tarde para trazer uma nova perspectiva para essa história que todo mundo conhece e é isso que GREYHOUND, o novo drama do streaming Apple TV+, vai fazer ao escalar o grande Tom Hanks para essa eletrizante missão, mas que missão é essa?
O filme vai seguir a difícil travessia que os comboios de carga e passageiros faziam ao cruzar o oceano Atlântico, saindo da América em direção ao Reino Unido, durante a Segunda Guerra Mundial. Esse percurso era infernal devido à intensa presença e ataque dos submarinos alemães que dominavam o oceano, afundando centenas de navios. Nesses comboios, o apoio aéreo só ia até certo ponto e a missão de proteção do comboio era de algumas embarcações que tinham meios de localizar e destruir o inimigo. Mas tudo era muito primitivo e a proporção de submarino para as embarcações era muito diferente, logo essa travessia era mortal. No filme, o espectador fica a bordo de uma dessas embarcações de proteção, comandada por um oficial que está chegando pela primeira vez nessa empreitada. Seus métodos, filosofia e trabalho em equipe serão a peça chave no sucesso que os mesmos terão na luta contra esse inimigo quase invisível.
O roteiro aborda essa pequena trama com bastante agilidade. No início somos apresentados ao comandante, vivido por Tom Hanks. Ele não está muito feliz com a missão que está desempenhando e não vê gloria nos seus atos. Porém entende o quanto eles são importantes para salvar vidas inocentes. Com cautela e muita precisão, ele comanda a todos em sua embarcação na caça dos submarinos. Os métodos de caça se alternam por tecnológico e no visual, tendo que realmente algum soldado ver alguma coisa estranha no mar e dar as coordenadas para um ataque imediato. Essa mistura de precisão com achismo deixa o espectador muito tenso, pois não dá pra saber se eles acertaram até o ultimo momento.
O comandante é um homem temente a Deus e a sua fé tem um papel muito importante no seu caráter. Ele sabe deixar todos os soldados na linha, mas nunca abusa de sua autoridade, pois entende que é uma situação horrível para todos. Os soldados são jovens, vivendo emoções à flor da pele, e digerir tudo isso não é fácil. A paciência que ele transmite para todos é com certeza um dos seus diferencias dentro dos oficiais em comando.
O próprio Tom Hanks, além de estrelar o filme, também assume o roteiro e, como dito acima, ele acertou bem na profundidade de camadas para o personagem principal. Os personagens coadjuvantes também recebem espaço, sendo possível para o espectador ver pessoas e não apenas um mar de gente. O tom do roteiro, junto com a mão sagaz da direção, transformam o filme numa montanha russa do desespero. A todo o momento a nossa fé e calma são testadas. Será que eu acertei o alvo? Será que eu calculei a distância certa? Será que eu virei a embarcação a tempo? São perguntas que demoram a serem respondidas e, nesse meio tempo, o espectador já está completamente louco.
Existe um filme alemão chamado O BARCO: INFERNO NO MAR, de 1981, que é quase uma continuação desse filme. Pois lá temos o ponto de vista dos soldados alemães dentro dos submarinos, como é a vida e as dificuldades de se viver numa batalha dessas, e em GREYHOUND quem recebe destaque são as embarcações que são atacadas, o ponto de vista deles e como eles se protegem é o plano de fundo. Para quem quiser uma experiência completa e gosta de filmes de guerra, assistir aos dois filmes é uma aposta certa. Fora o fato de O BARCO ser um dos maiores filmes de guerra da história, ter vários prêmios e ainda está disponível na Netflix, super fácil e prático para qualquer um poder conferir.
GREYHOUND é uma excelente pedida de filme eletrizante e bem feito. Os efeitos visuais são bonitos e muito imersivos. A trilha sonora é arrepiante e a reconstrução de época é excelente. É um filme muito acessível e pode ser compreendido por qualquer um, mesmo que a pessoa não tenha muitas bases prévias sobre as batalhas da Segunda Guerra Mundial. Disponível por aqui na Apple TV+, o mesmo serviço de streaming da excelente série EM DEFESA DE JACOB, vale uma conferida.
DIREÇÃO: Aaron SCHNEIDER
DISTRIBUIÇÃO: Apple TV+
DURAÇÃO: 1 hora e 30 minutos
ELENCO: Tom HANKS, Elizabeth SUE
Eu vi esse filme no final de semana e se estava meio com pé atrás, fiquei totalmente emocionada não somente com a atuação de Tom, mas com todo o elenco, fotografia e cenas de ação!!!!
Sim, vale muito a pena. Dá uma certa agonia, uma tristeza em alguns momentos e por momentos a gente até chega a pensar que tudo deu errado.
Cenas muito bem feitas e mesmo tendo visto ele no sábado, deu vontade rever rs
E sim, não há dificuldade em entender muitos pontos dessa história.
Beijo
Daqui uns anos vamos poder dizer “aquele filme de 2ª guerra mundial com Tom Hanks” “qual deles?” acho que estou vendo uma tendencia se formar aqui rs.
Eu gosto de filmes sobre o tema, mas não tenho hábito de ver vááários… Mas tem um que eu achei incrível, “Até o último homem” que trata sobre um soldado médico que resgatou dezenas de soldados, sozinho, em solo inimigo.
Obrigada pela indicação do filme estrangeiro, ultimamente tenho procurado por filmes assim, que abordem um outro lado da história e esse parece ser uma boa pedida.
Assistirei por motivos de Tom Hanks.
Apesar de não ser um filme que escolheria normalmente
Rafael!
Pelo trailer os efeitos visuais são lindos de verdade.
Confesso que não vi nada de tão diferente dos outros filmes no estilo, mas como tem /tom Hanks e disse que é um filme muito bom e gosto dos filmes desse estilo, talvez consiga assistir.
cheirinhos
Rudy
Tenho a propensão em dizer que qualquer filme que Tom Hanks esteja, será bom! Gosto de filmes que nos prendam, eletrizantes e que a gente quer saber o mais rápido possível tudo que vai acontecer! Nesse período de quarentena, adoro receber dicas de filmes 🙂
Oii
Histórias durante a Segunda Guerra Mundial nunca são demais para mim, adoro saber mais sobre! E creio também que aconteceu TANTA coisa no mundo nesse meio tempo, há tantas histórias de prisioneiros ou pessoas afetadas de outra forma pela Guerra que sempre há muito o que contar ou até mesmo inventar – se não for baseado na vida real. Com Tom Hanks sabemos que a atuação será de ótima qualidade, não conhecia o lado dele como roteirista.
Beijos!
Oi, Rafael
Gosto muito de história e filmes ou livros que contam algo da segunda guerra mundial são meus preferidos, amo.
Tom Hanks é um ótimo ator e saber que ele teve a liberdade de fazer o roteiro estou ainda mais curiosa para poder ver o filme.
Pelo trailer parece ser emocionante, beijos.
O filme deve ser incrível, mas confesso que não curto essa temática. Fora que, realmente, parece que todos os assuntos já foram abordados nos diversos outros filmes. Não sabia da existência do outro filme, o que parece uma continuação desse. Interessante a história.
Beijos
Olá! Amei a dica, pois gosto muito desses filmes que remetem a esse período da nossa história, e em se tratando de filmes estrelados pelo Tom Hanks fico mais animada ainda, acho que já encontrei meu programa do fim de semana.
Oi, Rafael
Adorei sua crítica.
Ainda não conhecia o filme, mas amo filmes e livros sobre a segunda guerra mundial e esse parece ótimo.
Mostra um lado dos soldados, suas lutas internas. Além de ter uma trama histórica muito curiosa.
Logo assistirei.
Bjs