Já existem tantos filmes sobre a Segunda Guerra Mundial que parece que todos os assuntos já foram abordados. E tudo isso pode ser verdade, mas nunca é tarde para trazer uma nova perspectiva para essa história que todo mundo conhece e é isso que GREYHOUND, o novo drama do streaming Apple TV+, vai fazer ao escalar o grande Tom Hanks para essa eletrizante missão, mas que missão é essa?

O filme vai seguir a difícil travessia que os comboios de carga e passageiros faziam ao cruzar o oceano Atlântico, saindo da América em direção ao Reino Unido, durante a Segunda Guerra Mundial. Esse percurso era infernal devido à intensa presença e ataque dos submarinos alemães que dominavam o oceano, afundando centenas de navios. Nesses comboios, o apoio aéreo só ia até certo ponto e a missão de proteção do comboio era de algumas embarcações que tinham meios de localizar e destruir o inimigo. Mas tudo era muito primitivo e a proporção de submarino para as embarcações era muito diferente, logo essa travessia era mortal. No filme, o espectador fica a bordo de uma dessas embarcações de proteção, comandada por um oficial que está chegando pela primeira vez nessa empreitada. Seus métodos, filosofia e trabalho em equipe serão a peça chave no sucesso que os mesmos terão na luta contra esse inimigo quase invisível.

O roteiro aborda essa pequena trama com bastante agilidade. No início somos apresentados ao comandante, vivido por Tom Hanks. Ele não está muito feliz com a missão que está desempenhando e não vê gloria nos seus atos. Porém entende o quanto eles são importantes para salvar vidas inocentes. Com cautela e muita precisão, ele comanda a todos em sua embarcação na caça dos submarinos. Os métodos de caça se alternam por tecnológico e no visual, tendo que realmente algum soldado ver alguma coisa estranha no mar e dar as coordenadas para um ataque imediato. Essa mistura de precisão com achismo deixa o espectador muito tenso, pois não dá pra saber se eles acertaram até o ultimo momento.

O comandante é um homem temente a Deus e a sua fé tem um papel muito importante no seu caráter. Ele sabe deixar todos os soldados na linha, mas nunca abusa de sua autoridade, pois entende que é uma situação horrível para todos. Os soldados são jovens, vivendo emoções à flor da pele, e digerir tudo isso não é fácil. A paciência que ele transmite para todos é com certeza um dos seus diferencias dentro dos oficiais em comando.

O próprio Tom Hanks, além de estrelar o filme, também assume o roteiro e, como dito acima, ele acertou bem na profundidade de camadas para o personagem principal. Os personagens coadjuvantes também recebem espaço, sendo possível para o espectador ver pessoas e não apenas um mar de gente. O tom do roteiro, junto com a mão sagaz da direção, transformam o filme numa montanha russa do desespero. A todo o momento a nossa fé e calma são testadas. Será que eu acertei o alvo? Será que eu calculei a distância certa? Será que eu virei a embarcação a tempo? São perguntas que demoram a serem respondidas e, nesse meio tempo, o espectador já está completamente louco.

Existe um filme alemão chamado O BARCO: INFERNO NO MAR, de 1981, que é quase uma continuação desse filme. Pois lá temos o ponto de vista dos soldados alemães dentro dos submarinos, como é a vida e as dificuldades de se viver numa batalha dessas, e em GREYHOUND quem recebe destaque são as embarcações que são atacadas, o ponto de vista deles e como eles se protegem é o plano de fundo. Para quem quiser uma experiência completa e gosta de filmes de guerra, assistir aos dois filmes é uma aposta certa. Fora o fato de O BARCO ser um dos maiores filmes de guerra da história, ter vários prêmios e ainda está disponível na Netflix, super fácil e prático para qualquer um poder conferir.

GREYHOUND é uma excelente pedida de filme eletrizante e bem feito. Os efeitos visuais são bonitos e muito imersivos. A trilha sonora é arrepiante e a reconstrução de época é excelente. É um filme muito acessível e pode ser compreendido por qualquer um, mesmo que a pessoa não tenha muitas bases prévias sobre as batalhas da Segunda Guerra Mundial. Disponível por aqui na Apple TV+, o mesmo serviço de streaming da excelente série EM DEFESA DE JACOB, vale uma conferida.


DIREÇÃO: Aaron SCHNEIDER
DISTRIBUIÇÃO: Apple TV+
DURAÇÃO: 1 hora e 30 minutos
ELENCO: Tom HANKS, Elizabeth SUE