Há trinta anos, os aventureiros Krispinus e Danyanna lacravam os Portões do Inferno definitivamente, detendo com uma magia fortíssima a invasão de milhares de demônios, impedindo que o horror e a eterna escuridão dominassem o mundo de Zândia. Para eles foram oferecidos os títulos de Grande Rei e Rainha do agora chamado reino de Krispínia. Zândia finalmente estava livre do maior perigo de sua história.

Agora, porém, uma ação completamente ousada traz um risco iminente: svaltares – os elfos das profundezas – marcham em direção aos Portões do Inferno, com a finalidade de reabri-los e trazer novamente o caos para a Terra. Traído por aliados em que confiava, Krispinus não possui forças para impedir que este sombrio exército se aproxime. O Grande Rei precisa proteger os Portões a qualquer custo, antes que os svaltares rompam suas defesas, mas isso não significa que Krispinus conseguirá, praticamente sozinho, derrotar centenas de svaltares sedentos por vingança – e uma invasão demoníaca, caso o inimigo tenha êxito.

Abandonado à própria sorte, Krispinus espera que a ajuda esteja a caminho… mas ela pode vir de onde menos se espera. Um bardo, um assassino, um cavaleiro desertor, um mago antissocial, um guerreiro com a corda no pescoço e um ladrão. Quem iria acreditar em uma combinação tão improvável para salvar o reino?

Romance de estreia do jornalista André Gordirro e volume inicial da trilogia Lendas de Baldúria, OS PORTÕES DO INFERNO reúne uma fantasia épica: guerreiros, magos, monstros, fortalezas, cenários fabulosos e combates sangrentos. Tendo à frente um improvável time de protagonistas – verdadeiros párias que, por acaso, ganham a chance de salvar o mundo –, o livro junta referências históricas e bíblicas a alegorias da sociedade contemporânea e um alto teor de cultura pop. Com origem direta no RPG, o livro é um bem-vindo cruzamento entre OS DOZE CONDENADOS e O SENHOR DOS ANÉIS de ritmo ágil, cheio de reviravoltas e com senso de humor apurado.

A história é simples, não existem grandes reviravoltas ou surpresas. São heróis contra vilões, ambos os lados bem definidos. O universo criado é completamente novo em questão de nomes, o que, no início, pode criar alguma confusão para um leitor menos atento. Nada que já não aconteça em outras obras do gênero. As raças e as classes são as mesmas que existem nos jogos de RPG, e o trabalho de conversão para uma narrativa em prosa, está muito bem feito e vai agradar.

OS PORTÕES DO INFERNO é o primeiro livro de uma série. O primeiro volume é curto, leitura bem rápida, e entretém como deveria. Uma fantasia cheia de ação, com um grupo de personagens distintos e de personalidade bem diferente, que precisam aprender a trabalhar em conjunto para salvar o mundo em que vivem. Sou fã do gênero e gostei do que li, embora tenha sentido a falta da presença de personagens femininas. É uma aventura de homens, que apesar da diversidade de raças, não faz o mesmo em questão de gênero. Espero que nos próximos volumes, isso seja melhorado.


AUTOR: André Gordirro
EDITORA: Rocco
PUBLICAÇÃO: 2015
PÁGINAS: 384


COMPRAR: Amazon