A biografia escrita por Michelle Obama sobre toda a sua jornada é um dos maiores sucessos literários recentes. MINHA HISTÓRIA caminha por toda a sua vida, incluindo a infância, o início da carreira profissional, além, é claro, do casamento com Barak Obama e a posterior passagem como primeira-dama, durante os dois mandados de presidência do seu marido para com o povo americano. E agora, nós temos uma nova versão do livro, dessa vez voltada para jovens leitores. Vem que eu te explico!

Narrado em forma cronológica, as memoras de Michelle remontam toda a sua juventude, até o ápice de sua vida na política americana. A jornada dessa mulher negra e humilde é muito inspiradora e, com certeza, é um bonito exemplo para muitos. Tudo é narrado de forma extremamente clara, calma e com uma considerável riqueza nos detalhes. Tanto a primeira versão (resenha aqui) como essa nova para jovens, têm basicamente a mesma quantidade de páginas. O conteúdo é semelhante e todos caminham pelos mesmos passos em ambos os livros.

A maior diferença entre um e outro está na escrita em si. Na primeira versão, o leitor recebia bastantes detalhes sobre basicamente tudo, como, por exemplo, em uma passagem em que Michelle descreve o dia-a-dia do seu marido: na primeira versão, ela diria “Obama agora trabalha na rua Albany, na avenida X e sua função é organizar os memorandos substâncias”; na versão para jovens, seria algo como “Obama agora trabalha no prédio ao lado e se ocupa na organização de papeladas”. O mesmo conteúdo, mas dessa vez compacto. Pode parecer simples, mas o livro é uma biografia com quase quinhentas páginas e de fato assusta para quem talvez não esteja acostumado com esse tipo de livro. Mas reeditar o mesmo para ser mais amigável para leitores de primeira viagem é uma sacada muito interessante. Já no primeiro parágrafo, o novo leitor vai encontrar uma narrativa mais ágil, fluida e sem obstáculos, vai se encantar mais facilmente com o que as palavras transmitem do que com o que elas querem dizer.

Vários livros já tiveram edições voltadas para jovens, isso não é novidade. O caso que eu mais me lembro é do livro O CÓDIGO DA VINCI, que tem uma versão mais amigável para novos leitores e tem até mesmo uma versão mais completa para leitores que querem saber o máximo possível. Tem público para todos os gostos e é muito bom ter opções. Mas MINHA HISTÓRIA continua uma excelente biografia, com um olhar muito honesto sobre os sentimentos da pessoa que nos está conduzindo nessa jornada. Michelle decide esconder quase nada sobre tudo o que passou no seu período na Casa Branca, e ela se expõe bastante, principalmente quando abre espaço para tratar os vários ataques que recebeu na imprensa, junto com sua integridade que era posta em xeque a todo o momento.

Uma trama que fala sobre feminismo, racismo e principalmente sobre esperança. Não importa qual edição você vai escolher, ambas são completas e apaixonantes. Foi um dos melhores livro que eu li na época em que foi publicado e continua a mesma coisa. Se você gosta de biografias, não pode perder essa e se deseja se aventurar nesse gênero tão rico, aqui está uma boa pedida.


AUTORA: Michelle OBAMA
TRADUÇÃO: Débora LANDSBERG, Denise BOTTMANN, Lígia AZEVEDO, Renato MARQUES
EDITORA: Seguinte
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 472


COMPRAR: Amazon