Tranquillium House é um spa que tem a propaganda de conseguir mudar a vida de qualquer pessoa em até 10 dias, tenha ela qualquer problema, como estresse, excesso de peso, crises conjugais, dores musculares… e tudo com um tratamento único e revolucionário. A dona do spa se chama Masha, e ela foi uma importante empresária alguns anos antes, até que um dia ela teve uma parada cardíaca, foi salva pelo atendimento de emergência, teve uma experiência de morte ao se ver fora do próprio corpo e decidiu deixar tudo para trás e abrir a Tranquillium House. Dentre os funcionários do lugar, está Yao, um dos profissionais que salvaram a vida de Masha e que também abandonou a carreira para se dedicar ao spa.

Para esse lugar, vão nove pessoas cheias de problemas, como Frances, uma escritora de romances que passa por uma crise sobre sua capacidade de escrever boas histórias. Seus livros já foram bestsellers, mas os últimos não obtiveram o resultado desejado, e o novo que ela deseja publicar, foi recusado por várias editoras. Além disso, ela não se acha bonita e está um pouco acima do peso ideal. Sua esperança é que o descanso de poucos dias, consigam fazer com que ela volte a ter confiança no que escreve.

Tony é um homem que conhece Frances antes de chegar ao spa. Eles tem um encontro casual, quando Frances tem um ataque de pânico e quase bate o carro. Tony para para ajudá-la, mas de uma forma um pouco desastrada. Por ter uma aparência desleixada, Frances cria um pré-conceito sobre ele e prefere se manter afastada, com medo que ele seja perigoso. Aos poucos, Tony se mostra alguém exatamente contrário, ou seja, simpático e confiável, o que inicia um romance entre eles.

A família Marconi, formada por Napoleon, o pai, Heather, a mãe, e Zoe, a filha de 21 anos de idade, é cheia de problemas disfarçados, aparências. A menina, principalmente, passa por momentos difíceis, e os três esperam conseguir uma aproximação maior nesse isolamento. Da mesma forma que Jessia e Ben, um casal jovem que ganhou na loteria. Milionários, passam por problemas conjugais, desconfianças, uma sensação de desorientação sobre o futuro. É o caso comum de pessoas que não sabem como administrar muito dinheiro. E por fim, temos os dois últimos, Lars e Carmel, com problemas profissionais e de obesidade.

Essas nove pessoas se hospedam na Tranquillium House com objetivos diferentes, com expectativas diferentes, e assim que chegam, percebem que a rotina do lugar não é bem o que eles pensavam. Existem regras rígidas, algumas delas estranhas, como dias de completo silêncio, de jejum, e de outras atividades que exigem um certo comprometimento que nenhum deles estava esperando. Mas tudo parece ter um objetivo, e aos poucos, eles percebem que estão se sentindo de forma diferente, que não parecem estar normais dentro do que se conhecem. É quando descobrem que o tratamento no spa utiliza técnicas secretas que eles jamais desconfiaram. Mas aí já é tarde demais para conseguirem voltar atrás.

A escrita de Liane Moriarty é incrível, ela consegue construir nove personagens totalmente diferentes, com seus problemas, seus personalidades, suas formas de falar e de se expressar, com tamanha vivacidade, credulidade, que fica quase impossível não acreditar que eles existem. E ela ainda apresenta uma mentora vilã que cria no leitor um medo pelo que ela é capaz de fazer, por sua sanidade mental, ao mesmo tempo que faz com que algumas de suas ações seja cômicas de tão absurdas.

Aliás, esse é um dos grandes atrativos de NOVE DESCONHECIDOS: um humor sarcástico, quase cruel, sobre o que os personagens passam. Alguns diálogos são memoráveis, engraçados, e quando dentro do contexto e das situações que eles vivem, torna-se uma comédia. Um dos pontos altos, é quando os nove estão reunidos em um local e parecem presos, sem saída. A forma de escapar é tão óbvia, não apenas para eles, como também para o leitor, que quando eles e o leitor descobrem, é necessário dar uma gargalhada e um tapa na testa.

Da mesma forma que fez em PEQUENAS GRANDES MENTIRAS, a autora conduz o leitor por uma série de eventos, com personagens comuns, cheios de falhas, de dúvidas, de pequenas corrupções, que surgem em situações de conflito ou de necessidade, exatamente da mesma forma que nós, pessoas reais, costumamos agir. É necessária uma enorme competência para se conseguir esse resultado. Mas não espere a mesma mensagem, em NOVE DESCONHECIDOS, a história é sobre o ordinário dentro do absurdo, e como um pode completar o outro para um único objetivo. É uma leitura divertida, com um pequena dose de suspense, cheia de situações fora do comum, mas que demonstram como nossa sociedade se comporta hoje em dia, onde mesmo o absurdo pode se tornar normal, se devidamente apresentado.

Quer descobrir o segredo que tem no spa? Bem, nós damos uma chance de você ganhar um exemplar de NOVE DESCONHECIDOS, basta seguir as regras abaixo!

REGRAS

UM: Preencher o formulário de participaçăo, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional, que vale cinco pontos a cada dia que você a fizer. Quantos mais pontos você somar, mais chances tem de ser sorteado;

DOIS: Deixar um comentário neste post;

TRĘS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o prêmio;

QUATRO: Após 15/06/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participação;

CINCO: O prêmio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog não se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do prêmio enviado;

SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitação do endereço. Caso năo responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;

SETE: O blog GETTUB se reserva o direito de dirimir questões năo previstas nestas regras.

a Rafflecopter giveaway


AVALIAÇAO:


AUTORA: Liane MORIARTY é uma escritora australiana, nascida em 1966 em Sydney. Antes de se tornar escritora, Moriarty trabalhou no departamento de propaganda e marketing de uma editora de livros jurídicos e como escritora freelancer. Sua primeira obra publicada foi Three Wishes (2004), como parte de sua dissertação de mestrado na Macquarie University.
TRADUÇAO: Julia Sobral CAMPOS
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 464


COMPRAR: Amazon