A PRINCESA PROMETIDA, lançada pela editora Intrínseca no final de 2018, é a versão satirizada escrita por William Goldman, publicada em 1973. Nela, o autor inclui somente as “partes boas” do livro original de S. Morgenstern, o que levou a classificar sua versão da obra como a melhor história de amor já escrita, com direito a duelos de esgrima, piratas, vinganças, gigantes e aventuras. A editora caprichou bastante nessa edição, com capa dura, folha de guarda com mapas e boa diagramação.
Buttercup é uma moça extremamente bela que vive no campo com seus pais, adora cavalgar e humilhar Westley, um humilde jovem que cuida das terras da família. Aos poucos, novos sentimentos dominam Buttercup e ela declara seu amor a ele, sendo correspondida. Ambos descobrem o amor verdadeiro, e o pobre rapaz decide viajar para as Américas, a fim de conquistar riquezas e garantir um bom futuro a amada. Porém, o destino decide separá-los com um trágico acidente de navio. Buttercup tem seu coração partido, quando recebe as notícias da morte de Westley, e promete nunca mais se apaixonar por ninguém.
Com o passar do tempo, ela se torna uma das mulheres mais lindas de todos os reinos, chamando a atenção do príncipe Humperdinck, que propõe-lhe casamento. Humperdinck é um sádico apaixonado por caçar os animais mais perigosos do mundo, sendo imbatível com suas habilidades mortíferas. No entanto, nem mesmo ele é capaz de evitar o reencontro entre dois corações apaixonados, quando Westley retorna para resgatar sua amada que foi prometida a outro. Ao ser apresentada à sociedade de Florin como a futura princesa, Buttercup acaba atraindo a atenção de uma gangue perigosa, formada por: Vizzini, um homem muito sábio; Inigo, um mestre da esgrima; e Fezzik, um gigante forte de bom coração e baixo intelecto. O trio sequestra a princesa e foge com ela para as montanhas, onde se deparam com muitas dificuldades para completarem seus planos malignos.
A narrativa tem várias críticas do autor à sociedade da época, além de personagens singulares. Confesso que Buttercup me incomodou bastante ao longo da história, com suas futilidades e atitudes soberbas, humilhando as pessoas e sendo sempre egoísta; deve-se considerar a época em que a obra foi escrita inicialmente, o que pode justificar essa caracterização da protagonista e a forma como ela é inferiorizada em vários trechos. Em contrapartida, Fezzik e Inigo me cativaram muito com suas histórias tocantes, a amizade entre eles e suas peripécias. Existem capítulos entremeados na obra que contam o passado de cada integrante da gangue, mostrando o motivo de estarem juntos; então, acompanhar sua trajetória torna-se uma diversão para o leitor e, abruptamente, nos vemos torcendo pelos vilões.
A leitura é divertida, leve e instigante, considerando que o autor eliminou todos os trechos prolixos de Morgenstern, e isso desperta o interesse em descobrir o que acontecerá após cada cena. William Goldman conta ao leitor, no primeiro capítulo, de onde surgiu a ideia de adaptar a obra original de A PRINCESA PROMETIDA, que marcou sua infância; e, ao longo da narrativa, ele faz comentários no texto falando sobre partes excluídas e a justificativa disso. Entretanto, essas interrupções feitas pelo autor, atrapalham a imersão do leitor na história dos personagens. Infelizmente, ele faleceu em novembro de 2018 por complicações de um câncer.
De modo geral, a leitura me surpreendeu bastante, levando em consideração que não sou grande fã de romances. Goldman foi muito corajoso ao adaptar a obra, enfrentando todas as barreiras editoriais que surgiram no caminho, e nos proporcionou um conteúdo de qualidade com uma ficção que vai muito além da luta dos protagonistas para permanecerem juntos. Vocês não vão se deparar somente com cenas bonitas e finais felizes; na verdade, Morgenstern faz questão de evidenciar o quanto a vida é injusta… Preparem seu corações!
AVALIAÇÃO:
AUTOR: William GOLDMAN foi escritor, dramaturgo e roteirista note-americano. Ganhou o Oscar de melhor roteiro originalpelo filme Butch Cassidy, de 1969, e de melhor roteiro adaptado por Todos os homens do presidente, de 1976. Também escreveu o roteiro do filme A princesa prometida
TRADUÇÃO: Alice MELLO
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2018
PÁGINAS: 416
COMPRAR: Amazon
Minha leitura atual!
Estou justamente na parte citada na resenha: onde conhemos um pouco mais da vida do trio de “vilões” e confesso que estou gostando muito deles em especial de Inigo e Fezzik.
Sobre a parte em que Goldman conta de onde surgiu a vontade de adaptar A Princesa Prometida e qual foi minha surpresa quando descobri que….
Assim que terminar de ler ou assistir de novo o filme!
Oi, Michelle. Que bacana!!! Os vilões da história são cativantes… hahaha Ainda não assisti ao filme, mas em breve pretendo conhecer a obra. Beijos.
A capa deste livro é incrível!!!Desde que foi lançado, dou aquela namoradinha básica,mas ainda não consegui nem ter e nem ler a obra.
Preciso ir atrás do filme também, antigo pra Cacilda..rs mas dizem nos bastidores, que é bem bacana!
Adoro um bom romance, ainda mais quando é assim, gostoso, antigo e bem real!
O livro está na lista de desejados.
Beijo
Oi, Angela. Sim, a capa está maravilhosa! Ainda não assisti ao filme, mas quero muito hahaha. Acredito então que você vai adorar esse livro. Beijos. =)
Esse seria o tipo de livro que teria na estante só para apreciar a delicadeza dele, porque não sei se leria, mas é muito lindo kkkkk
A história parece ser legal, mas não foi algo que me deixou com vontade de ler. Uma coisa que me desanimou também foi essa interrupção do autor para dar explicações durante a história, acho que ele podia ter deixado pro final né?!
Oi, Giovana. A edição está linda mesmo, mas vale a pena ler. Os comentários do autor explicam algo que acontece naquele momento da história, então, não funcionaria deixá-los para o final; mas algumas partes são desnecessárias. Beijos.
Também não sou fã de romance, mas ouço sempre tão bem desse livro que vou dar uma chance. Ainda mais com uma capa dessas, difícil não julgar pela capa kkkkkk
Ps. Amo livro com lados difíceis e reais. É muito chato quando tudo é um mar de rosas cheio de lindeza e disney kkkkkk
Oi, Dandara. Tomara que goste do livro hahaha, ele me agradou bastante. Beijos.
Não poderia deixar passar em branco o quanto a protagonista, Buttercup, me lembrou imediatamente do gatinho de Prim em Jogos Vorazes. Confesso que a história não me agradou por completo, encarar o egoísmo e futilidade da protagonista não seria muito fácil. Entretanto, acompanhar a história dos ladrões parece ser muito interessante. Um conflito!
Oi, Ycaro. A leitura é bem bacana e questionadora, vale a pena tentar. Beijos.
Olá! Eu sou fã de carteirinha de romances, então, claro que esse já entrou para a lista. Apesar de não ter ido muito com a cara da nossa protagonista, tenho certeza que vou amar a história, apesar dessas interrupções do autor (que eu confesso que vou pular).
Oi, Elizete. Acredito que vai adorar a obra, um romance bem escrito. Beijos.
A capa do livro é muito lindo, a historia é bem cativante apesar da protagonista parecer ser uma cuzona em partes do livro com as pessoas,e fiquei curiosa em relação aos vilões porque na maioria das vezes em livros assim eu torço para o vilão pois alguns são maravilhosos.
Oi, Gabrielle. Sim, o livro é bem bacana. Então, provavelmente, você irá torcer pelos vilões, porque eles são ótimos! Beijos.