SURPREENDENTE! conta a história de Pedro Diniz, um jovem que, aos 12 anos, foi diagnosticado com uma doença degenerativa na retina, que provavelmente o faria perder a visão antes dos 20 anos. No entanto, aos 19 anos a doença estagnou, permitindo que ele continuasse enxergando, mesmo que não perfeitamente. Ele é um jovem otimista e apaixonado pela arte e em especial pelo cinema.
O jovem sonha em ganhar o principal prêmio do cinema brasileiro, o Cacau de Ouro. Ele quer se dedicar à produção de seu projeto cinematográfico, mas o filme é deixado de lado quando sua vida passa por situações que o abalam profundamente: primeiro a dona do prédio em que ele faz suas sessões do cineclub decide que venderá o prédio; e pouco depois disso, o jovem é espancado durante um assalto.
Para tentar se recuperar e tentar salvar o projeto cinematográfico, os amigos de Pedro: Fit; sua colega de trabalho, Mayla; e Cristal, uma garota por quem o jovem está apaixonado, o convencem a pegar a estrada. A ideia do grupo era viajar de São Paulo a Pirenópolis, em Goiás, onde sua avó o aguarda com a promessa de uma revelação. Durante a viagem, eles iriam gravar tudo o que desse na telha, com diversas câmeras em punho.
O protagonista é repleto de fases. Em alguns momentos é cheio de otimismo e tenta ajudar todo mundo; mas em outros, ele é egoísta e até imaturo. Preciso admitir que apesar da revelação da avó de Pedro ser importante, o resultado dela e o impacto que gerou no protagonista não me agradaram. O relacionamento de sua família, já conturbado, entra ainda mais em crise, pois o jovem acaba tento atitudes problemáticas.
Gostei da ideia do filme ser baseado na palavra chance e seus significados. O autor aproveitou a história para mostrar várias paisagens brasileiras, além de situações de miséria, exploração e abuso. Tudo isso de forma sutil, de modo que não choca o leitor, afinal o foco do livro não é esse. Além disso, há inúmeras referências de musicas, filmes e atores.
Outro ponto positivo são os amigos de Pedro. Os três deixam de lado suas vidas, suas rotinas, e decidem viajar com o jovem, para ajudá-lo a realizar seu sonho e para fazê-lo se reencontrar, uma vez que ele se sente perdido no meio de vários problemas. A ideia foi mostrar que por piores que as coisas estejam, se existe alguém ao seu lado, eles irão te ajudar a superar a tempestade.
Essa é uma história gostosa de se ler. Não considero ele uma leitura maravilhosa, que indicaria para todos os meus amigos só para conseguir compartilhar a experiência dessa leitura. Mas é um livro bom. A escrita de Gomyde é simples e direta, mas cheia de mensagens importantes e cheias de reflexão.
AVALIAÇĂO:
AUTOR: Maurício GOMYDE nasceu em São Paulo e desde os três anos de idade vive em Brasília. Possui 7 livros publicados, em 6 países. Foi finalista do Jabuti 2016. Além de escritor, também é roteirista e músico.
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇĂO: 2015
PÁGINAS: 272
COMPRAR: Amazon
Pedro é humano não é mesmo? As vezes tem atitudes questionáveis, imaturas e egoístas. Ele quer apenas realizar seu filme e com tudo o que sofreu, é compreensível que ele tenha essas atitudes.
Curti muito esse trio de amigos que embarca nessa aventura com ele.
E fiquei curiosa no mistério que a avó de Pedro lhe revela.
Achei que faltou um algo a mais na história… Ela é legal, mas não superou as expectativas.
Mas de qualquer modo, tem pontos positivos.
Espero que goste da leitura
Maurício é um dos grandes nomes da nossa literatura e elogiado demais em todo meio. Eu ainda não conheço as letras do autor, mas morro de vontade fazer isso.
Quando este livro foi lançado, me interessei muito, ainda mais por trazer o lance da visão, mas pelo que andei lendo por cima, o assunto não foi tão aprofundando e isso me deixou triste.
Mas mesmo assim, acho que só de trazer a amizade, essa cumplicidade e os problemas familiares e o buscar o sonho, acaba sendo de certo modo, bem gostoso de ser lido.
Por isso, quero sim, conferir!
Beijo
Ouvi falar muito desse livro e do autor, e talvez tenha criado muitas expectativas… Pretendo ler outros livros dele para ver se me encanto mais.
Espero que goste da leitura
Aaaaa, que livro sensacional. Já faz um tempinho que li ele, mas lembro que gostei bastante justamente pela sua simplicidade. Acho que como você citou no comentário acima por você ter ido com uma expectativa alta o livro não foi totalmente bom, mas quem tá afim de uma leitura mais leve com apenas uma pitadinha de drama o livro é uma ótima escolha. E concordo com você que Pedro tem os amigos mais sensacionais da vida e que eles super melhoraram a história
A leitura é super válida! É bem leve e é aquele tipo de livro legal pra quem não tá afim de livros muito extensos. Apesar de não ter me agradado muito, recomendo muito a leitura.
Beijos!
Natália!
Sou bem suspeita para falar, porque gosto demais do autor.
Já tive oportunidade de ler o livro e achei de certa forma inusitado a forma como ele conseguiu inserir o assunto da doença, o relacionamento e tudo mais.
É um bom livro de entretenimento.
cheirinhos
Rudy
É um bom livro, só acredito que não seja o meu tipo de livro no momento. Fugiu muito do que eu tenho lido ultimamente…
Eu já li algumas resenhas bastante positivas sobre esse livro, mas confesso que a trama não me atrai muito. Até curto as temáticas abordadas, mas pra mim faltou algo que realmente chamasse atenção e me deixasse com vontade de realizar a leitura. Além disso, essas oscilações do protagonista não são exatamente algo que eu gosto em um livro, apesar de conseguir entendê-las, por um lado. A meu ver, o livro passa a impressão de falta de aprofundamento, o que eu considero bastante prejudicial à leitura, principalmente para mim, que sou o tipo de leitora realmente curiosa.
Tive um pouco desse sentimento durante a leitura. Fiquei com a sensação de que faltava alguma coisa.
O livro parece ser muito bom! O Pedro é um daqueles personagens que nos cativam!! Ele passa por vários momentos difíceis, porém é muito determinado!! O livro está muito bem comentado!!
Amei o seu post pois reflete muito meus sentimentos para com a obra, eu não achei nada surpreendente, achei o enredo bem morno para falar a verdade,.
Mas tem seus pontos positivos como você mesma disse, a escrita do autor é bem direta e o livro passa várias mensagens bonitas.
Um beijo.
Olá! Ainda não conheço a escrita do autor, o livro parece ter um enredo interessante, uma pena que o personagem principal não tenha sido tão bem desenvolvido, gostei da parte de referências a músicas e filmes.
Eu com certeza leria se fosse recomendado a algum tempo, mas hoje em dia estou tão saturada de YA que só leio se me disserem que é excelente nota mil kk, até porque a gente fica muito critico e mal acostumado depois de tanto tempo mergulhado em um gênero.
Oi, Natália!
Adoro um bom livro nacional esse parece ser bem interessante!! Achei que o Pedro parece ser um cara simples que tem atitudes humanas algumas boas outra não. Enfim, é um livro que se tiver oportunidade vou ler sim.
Bjs
Oi, Natalia
Surpreendente li em janeiro desse ano e foi minha única experiência com o autor, quero ler mais livros dele.
Assim não é aquele livro maravilhoso que você fica lembrando dele por dias, mas eu indico ele. É uma leitura rápida que tem oscilações de humor de Pedro, mas o que mais me prendeu no livro foi a forma como o autor escreveu falando sobre família, amizade, paixões entre outros assuntos.
A parte da viagem para Goiás e depois o filme que resulta desta viagem gostei muito. E Pedro para mim é como se ele fosse uma pessoal real com seus dilemas ele tinha aquela paixão arrebatadora pelo cinema, as citações dos filmes e das músicas pelo livro é maravilhosa.
Beijos