George Orr é encontrado pelas autoridades sob o efeito de barbitúricos e anfetaminas, mas não é preso, porque consegue comprovar que não vende, apenas utiliza, como uma forma de suprimir seus sonhos. Entretanto, para continuar livre, ele precisa frequentar o Tratamento Terapêutico Voluntário, sessões com um psicólogo especializado em sonhos, um onirólogo, o doutor William Haber.

O motivo de George consumir essas drogas para não sonhar, deve-se ao fato de que seus sonhos alteram a realidade. Ele tem medo de sonhar algo terrível e causar o desaparecimento de milhares, milhões de pessoas. E quando a realidade é alterada por ele, ninguém percebe, uma vez que o que era deixa de ser, como se nunca tivesse acontecido. Apenas ele se lembra de como a realidade era antes de seu sonho.

Claro que William não acredita, considera que George sofre de alucinações. Entretanto, como parte do tratamento, William explica para George que o irá hipnotizar para que George sonhe algo específico ao mesmo tempo em que irá utilizar uma máquina experimental, chamada de Ampliador, para mapear todos os estágios do sono. William pede a George para sonhar com um cavalo, e realmente funciona, ele sonha com um cavalo. Quando acorda, a única coisa que George repara de diferente é um enorme quadro de uma paisagem que havia no consultório de William, que agora não é mais uma paisagem, mas o desenho de um cavalo. E William, por estar perto de George, se lembra que realmente o quadro foi alterado, como se o anterior nunca tivesse existido.

A partir desse ponto, William começa a direcionar os sonhos de George para coisas mais abrangentes, alterando a realidade de acordo com sua vontade. Mas os sonhos nunca são precisos e sempre alteram algo a mais. Como por exemplo, quando William pede para George sonhar com o fim das guerras entre os países, e a realidade é alterada para que os países entrem em guerra com a chegada de alienígenas. E por causa dessa falta de precisão, por se sentir usado por William, que embora tenha boas intenções, não compreende o perigo do que está fazendo, George procura uma advogada, Heather Lelache, para que ela consiga reverter a obrigatoriedade de George continuar a frequentar as sessões com William. Só que as coisas saem ainda mais do controle, ainda mais que William pretende aperfeiçoar sua máquina para que ele mesmo consiga alterar a realidade com seus sonhos, sem precisar de George.

Essa é a premissa de A CURVA DO SONHO, uma ficção-científica que demonstra como o poder corrompe as pessoas. George tem a incrível capacidade de alterar a realidade de acordo com sua vontade, mas apenas quando sonha, ou seja, ele não tem controle sobre seu poder. E isso o torna uma pessoa extremamente perigosa. Se ele sonhar que metade da população morreu afogada, isso realmente irá acontecer. Mas ele é um homem bom, correto, e tenta de todas as formas parar de sonhar, para não alterar mais nada.

William é aquela pessoa que se esconde atrás de pretensas boas intenções para justificar suas ações ambiciosas. Ele realmente parece querer o melhor do mundo, mas ele não tem qualquer remorso do quanto isso irá custar, mesmo quando ele apaga milhões de pessoas da existência apenas para tornar o planeta mais habitável. Ele acha que o resultado compensa o sacrifício, que as pessoas são descartáveis diante de um bem comum, que George é apenas uma ferramenta para ele conseguir ser o benfeitor da humanidade, mas ele não quer uma ferramenta, ele que o poder para ele mesmo usar, só que o custo disso pode ser maior do que ele está preparado para pagar.

Heather é a advogada que entra na história de forma incrédula, mas que também presencia a realidade ser alterada. Ela acaba se apaixonando por George, mas ela é apenas um peão no meio do jogo, ela não tem qualquer controle sobre George e muito menos sobre William. É interessante como a relação dela com George se desenvolve, para depois se afastarem, e finalmente retornarem na conclusão da história. É um romance que não interfere nos eventos, mas que demonstra que as pessoas podem estar ligadas de uma forma que nem mesmo a alteração da realidade pode impedir.

A CURVA DO SONHO é uma história que utiliza do fantástico para discorrer sobre as fraquezas humanas, sobre como o homem não é capaz de sustentar um poder sem se corromper, e mesmo que não se corrompa, ele não sabe como utilizar esse poder. Discute os limites da liberdade, sobre a moral de se apropriar da autoridade de médico para controlar um paciente em experimentos não autorizados; sobre racismo, quando os alienígenas passam a fazer parte da sociedade; sobre a escassez dos recursos naturais e até onde se pode ir para evitar essa escassez; sobre fraquezas humanas, como a inveja e a indiferença diante do próximo; mas também sobre o sacrifício em favor de quem amamos.

Além de todo esse conteúdo, a edição da editora vem com um adicional que exemplifica como a realidade por ser alterada com um simples apagar de luzes: a capa é fluorescente, ou seja, quando você a coloca no escuro, ela brilha, a realidade é alterada 😉

Quer ver isso pessoalmente sem ter que passar em uma livraria? Então participe do sorteio de um exemplar de A CURVA DO SONHO, basta seguir as regras abaixo, e boa sorte!

REGRAS

UM: Preencher o formulário de participaçao, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional, que vale cinco pontos a cada dia que voce a fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;

DOIS: Deixar um comentário neste post;

TRĘS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o premio;

QUATRO: Após 16/08/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participaçao;

CINCO: O premio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do premio enviado;

SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitaçao do endereço. Caso năo responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;

SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questoes nao previstas nestas regras.

RESULTADO

Sara Freitas (@saraafreitaas)


AVALIAÇAO:


AUTORA: Ursula Kroeber LE GUIN escreveu romances, ensaios, contos, poesia e literatura infantil, destacando-se na Fantasia e na Ficção Científica. Os seus primeiros trabalhos foram publicados em 1960 e, desde aí, as suas obras exploram, nomeadamente, aspectos do taoísmo, anarquismo, etnografia, feminismo, psicologia e sociologia. O Ciclo de Terramar, composto por cinco narrativas e um livro de contos, e o romance A Mão Esquerda das Trevas, parte do Ciclo de Hainish, são as suas obras mais conhecidas. Hoje em dia, é considerada uma das melhores autoras do gênero.
TRADUÇAO: Heci Regina CANDIANI
EDITORA: Morro Branco
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 224


COMPRAR: Amazon