BODAS DE SANGUE, do autor Pierre Lemaitre, anteriormente lançado como VESTIDO DE NOIVO, traz a história de Sophie, uma jovem viúva que trabalha como babá na casa de um casal. Esse casal é muito rico e trabalham muito, portanto, Sophie passa os dias e até algumas noites com a criança. A família pouco sabe sobre ela, pois Sophie não costuma se abrir para assuntos mais particulares, mas aspira confiança e inteligência, e o casal até estranha que ela tenha aceitado o cargo, pois é formada e jovem, deveria ser cheia de sonhos.
O que eles não sabem, é que Sophie está ficando louca. Seu sono é completamente desregulado, às vezes dorme demais, objetos que estavam por perto, somem e por vezes aparecem dias ou semanas depois em lugares inimagináveis, ela vai parar em lugares onde não se lembra de ter ido, esquece datas, sua mente está sempre confusa e ela está certa de que tudo isso vai piorar.
Certo dia, o casal chega tarde e diz que, se for da sua vontade, Sophie pode ficar para dormir. No dia seguinte, Sophie se depara com uma cena terrível: o garotinho está morto, amarrado, praticamente em seu colo. Ela não se lembra de ter feito aquilo, tudo está tão confuso na sua cabeça… E além disso, ninguém vai acreditar numa babá misteriosa com problemas de memória. Com medo de ser considerada culpada, decide fugir e, nessa jornada, pessoas morrem ao seu redor e ela continua não se lembrando de nada.
O livro começa com esse impacto, um assassinato nas primeiras páginas e a fuga logo em seguida. A narrativa é envolvente e brinca com o leitor, mesmo sendo narrado em terceira pessoa. O autor não revela nenhuma pista sobre o que pode ter acontecido, e a personagem principal não é nada confiável, então a dúvida se ela matou ou não aquelas pessoas paira pela leitura até metade do livro e as reviravoltas acontecem até a última página.
A leitura é fluida e eletrizante, a cada momento Sophie está num lugar diferente e já busca outro para se esconder. Muda o visual e troca de identidade, tudo sempre muito dinâmico. Na segunda parte da leitura é inacreditável como a história se torna mais sombria com a nova perspectiva. A partir daí, vamos descobrindo aos poucos os motivos de tudo aquilo estar acontecendo e surgem revelações sobre o passado conturbado de Sophie.
Sobre a diagramação, me incomodou a falta de separação de capítulos em alguns momentos, pois na segunda parte entra um segundo tipo de narração e alterna entre elas sem avisar, o que faz perder um pouco o ritmo na leitura. Mas um ganho importante foi na diversidade de narrativa, que além da terceira pessoa, conta com um diário e flashbacks onde o autor conseguiu transmitir toda a eletricidade dos acontecimentos.
O livro não tem muitos personagens importantes, cada um tem sua passagem que se faz lembrar, mas que não chega a cativar ou marcar o leitor de alguma forma. Só tem um outro personagem marcante, que não pode ser citado para não estragar a leitura. A personagem principal é inteligente e mesmo com seus problemas, é capaz de se manter segura da melhor forma que pode. Mesmo não sabendo se ela realmente matou aquelas pessoas ou não, é possível torcer para que sua fuga seja bem sucedida e que tudo seja esclarecido.
O final foi incrível e digno, dramático na medida certa. Nos mostra a capacidade de vingança e sobrevivência do ser humano de uma forma crua e voraz. É uma ótima indicação para os leitores de thriller.
AUTOR: Pierre LEMAITRE
TRADUÇÃO: Zéfere
EDITORA: Gutenberg
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 272
COMPRAR: Amazon
Mais um que eu não conhecia, agradeço à você por trazer resenhas de livros tão variados.
Gostei muito do enredo do livro, e pretendo ler, história bem construída, bem contada, que não tem furos ou falhas.
Curiosa pra saber o que aconteceu para Franz odiar tanto Sophie!
Vou anotar na minha lista.
Obrigada.
Intrigante! Culpada ou vítima se algum plano macabro?
Enquanto lia a primeira parte da resenha sobre a vida de Sophie me questionei se ela é viúva porque o livro se chama Bodas de Sangue?
Calma Maria do bairro! Rsrs
A explicação veio e o nome combinou perfeitamente com a Segunda metade da resenha e por consequência do livro.
Em suma, Bodas de Sangue é um thriller eletrizante! E já quero ler.
Olá!
Fiquei bem atentada em saber mais sobre o livro por conta da capa, chama bem atenção. A premissa é ótima e desperto a curiosidade sore o desfecho da trama.
Meu blog:
Tempos Literários
Olá! Eita que temos aqui uma leitura para lá de sinistra, definitivamente. E eu fico como depois da resenha, trabalhada na curiosidade (risos), mas gente são tantas perguntas e eu PRECISO de respostas (o mais rápido possível), o jeito é dar uma puladinha básica na lista (que os outros livros não me ouçam).
Thriller psicológico que traz essa sensação de suspense durante todo o livro por causa das personagens alquebradas e instáveis, deve ser fabuloso.
Fiquei curiosa e interessada em poder acompanhar esse casal no mínimo estranho e descobrir o que aconteceu no passado deles.
cheirinhos
Rudy
Um dos livros mais comentados na última semana. Além de trazer uma capa espetacular, traz também isso de deixar o leitor ávido por respostas e penso eu, que vivendo na agonia da própria personagem.
Eu amo o gênero e este livro já foi para a lista dos mais desejados.
Eu quero essa agonia.
Posso estar até enganada, mas vai virar filme, ao menos tem enredo forte o suficiente para isso!!!
Beijo
Só conseguia pensar credooooo toda vez que lia que tinha mais um corpo na vida da Sophie, mas como fiquei muito curiosa para ver essa construção dos personagens (Sophie e Franz), vou ignorar essa trilha (ou pelo menos tentar) para me deixar presa na leitura desse livro inteligente e assustador.
Oi, Thuanne
Adorei essa capa, trás um ar misterioso!
Sophie passa por maus bocados, a quantidade de corpos por o de passa vai aumentando.
O autor consegue mexer com os sentimentos de seus leitores, depois de ler sua resenha sei que preciso para ontem desse livro.
Beijos