Uma história épica e eletrizante sobre liberdade, coragem e esperança Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia ― e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada ― e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.
A Sabaa Tahir é descendente de paquistaneses e sua série de fantasia já foi publicada em mais de 30 países! Ela cresceu na Califórnia e viveu no Deserto de Mojave até os 17 anos, quando se mudou para estudar na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e trabalhou para o The Washington Post antes de se dedicar exclusivamente aos livros.
A série UMA CHAMA ENTRE AS CINZAS se passa em um universo Fantástico inventado pela Sabaa Tahir, porém, é baseado na cultura muçulmana. Seres poderosos, como os Djinns, são presentes principalmente a partir do segundo livro, e conhecemos muito mais da cultura não-branca. A Laia, por exemplo, a protagonista da série, é uma jovem forte e destemida. Alguns fãs ilustram a personagens com traços parecidos com os da autora, que é descendente de paquistaneses. Ao longo dos livros conhecemos diversos outros personagens que também fogem desse padrão branco-ocidental presente na maioria dos livros de fantasia.
Em 2018, nos Estados Unidos, a série UMA CHAMA ENTRE AS CINZAS ganhou uma nova identidade visual para dar mais destaque aos personagens não-brancos da série. Essa mudança foi feita no lançamento do 3° livro da série e logo em seguida teve o relançamento de todos os livros na nova identidade visual. Muitos leitores não se atentam e acabam invisibilizando a etnia da Laia através de fanarts ilustrando a protagonista como branca. A própria Sabaa Tahir comentou sobre o motivo da mudança no bate-papo que rolou no Instagram da Verus Editora, em Agosto: “É importante que as pessoas se enxerguem nas historias”. Então, foi por isso que decidimos relançar a série com essa nova identidade visual!
O terceiro livro da série, UM ASSASSINO NOS PORTÕES, estava em pré-venda com diversos brindes exclusivos da Submarino: marcadores dos três livros na nova identidade visual, um pin inspirado na série com o quote “Enquanto há vida, há esperança” (1° livro), pôster com o quote “A esperança é mais forte que o medo. É mais forte que o ódio” (3° livro) e as sobrecapas dos livros antigos, UMA CHAMA ENTRE AS CINZAS e UMA TOCHA NA ESCURIDÃO, com a nova identidade visual para colocar nos livros antigos e ficarem todos combinando na estante. Porém, os brindes eram limitados e já esgotaram… O lançamento oficial é no dia 05 de outubro e todos os três livros na nova identidade você encontra na Amazon, basta clicar aqui.
A SKY BEYOND THE STORM (“O Céu depois da Tempestade”, em tradução literal, sem título definitivo em português ainda) é o 4° e último livro da série e será lançado em Dezembro de
2020 nos Estados Unidos. Aqui no Brasil já está confirmado o lançamento do volume final para 2021!
Mesmo amando as capas anteriores, super amei a mudança e os motivos da mudança para essa saga.
Aliás, ela tem cada dia me deixado mais doida para ler rs
Não tenho nenhum dos livros ainda, mas estou de namoro para comprar todos de uma vez.
Não é pela fantasia, é pela representatividade, romance, união e aventuras!!!!
Amei muito tudo isso!!!
Beijo
Sempre vejo Uma Chama Entre As Cinzas no Skoob e nos ig’s literários. Mas nunca parei para ler, como li agora a resenha.
Achei interessante pela premissa é,principalmente pelas características da personagem principal, fugirem do padrão
Ai, caramba… estou num mês de fantasias. Minha lista de leitura é carregada de romances kkkk decidi mudar isso esse mês, comecei com Princesa das Cinzas; quando terminei, vim aqui ler a resenha de Uma Chama entre as Cinzas e fiquei super animada! Acabei começando As Peças Infernais porque já estava na lista antes, mas quero muito conhecer essa série 🙂
Carl!
A autora com toda sua história de vida, criou uma série que parece sensacional.
Adorei a nova roupagem, embora não tenha gostado muito do motivo por elas terem sido criadas e pela mudança sobre a protagonista.
cheirinhos
Rudy
É impressão minha ou disparou uma onda de sagas fantásticas nesse último ano? Apesar de eu estar tendo uma certa resistência a livros com continuação, eu fiquei com vontade de ler esta saga, por representar outra cultura, algo que não seja ambientado nos EUA ou na Europa apenas, super me anima. Essa quebra de padrões no universo fantástico da literatura é sensacional! Vou acrescentar a lista aqui!
Olá! Gostei bastante desse diferencial da história e não tem como não ficar interessada em uma leitura, ainda mais por trazer um gênero que eu curto tanto, mas confesso que até a presente data, nunca tinha ouvido falar dessa série #culpada.