Bob passa oito anos criando uma invenção que pode mudar o mundo: uma máquina que possibilita viagens entre o espaço e o tempo. Ou seja, a capacidade de conhecer novos mundos, novas dimensões, ou mesmo a própria Terra em um tempo diferente, no passo ou no futuro. E a carcaça dessa invenção, é uma simples máquina de escrever azul.

Após realizar o primeiro teste, ele meio que se atrapalha e quebra a máquina. No tempo que leva para consertá-la, com a ajuda de Nestor, um escritor que perdeu sua inspiração e que vende as peças que Bob precisa, ele conhece Nina, uma repórter em busca de uma matéria que poderá mudar sua vida, é atacado por pequenas criaturas que explodem ao bater a cabeça, e perseguido por uma espécie de policial do espaço-tempo, o Capitão Zero, que almeja descobrir como a máquina de Bob pode ser melhor do que a existe em seu mundo.

GASTARIA TUDO COM PIZZA é uma aventura descompromissada, simples, rápida, que diverte pela construção do humor em cima do absurdo e do ilógico. A narrativa se encaixaria perfeitamente em alguma antologia de ficção-científica, devido às poucas páginas, aos personagens não possuírem um desenvolvimento, à história começar após algo já ter acontecido e terminar sem uma conclusão do que poderá acontecer. Como um livro independente, apesar de divertido, deixa a sensação de que poderia ter sido muito melhor.

De Bob, Nina, Nestor, Capitão Zero, e outros que aparecem rapidamente, não conhecemos praticamente nada, a não ser a profissão, de alguns apenas, e as motivações superficiais sobre o que pretendem. Bob é um cara insatisfeito com a vida, sem perspectiva, que desperdiça a inteligência e oito anos da vida criando uma máquina para servir de meio de viagem para relaxar. Ele conhece diversos mundos, criaturas incríveis, e a única coisa que aprende, é sobre a vontade de voltar para a Terra e comer uma pizza.

Nina encontra a matéria que poderia mudar sua vida, mas deixa tudo para trás, ou pelos menos parece que deixa, por nenhum motivo. O único que, talvez, consiga algum aprendizado, é Nestor. Mas, mesmo assim, sem passar por qualquer experiência transformadora. Ele apenas conhece Nina, ouve algo que ela conta, e retoma sua vontade de escrever.

Na verdade, das 220 páginas de GASTARIA TUDO COM PIZZA, em 200 páginas, praticamente nada acontece, a não ser personagens atravessando portais de um lado para o outro, com encontros e desencontros, que não evoluem em nada a história. Apenas nas 10 últimas páginas, Bob realmente faz algo, viaja por mundos em apenas 4 páginas, e retorna para comer uma pizza e ir ao banheiro. E o livro termina.

GASTARIA TUDO COM PIZZA não é uma história ruim, é divertida, tem tiradas engraçadas, algumas delas já vistas em outras obras, como as criaturas aterrorizantes que atacam Bob, mas que são da altura do joelho dele, ou seja, sem perigo nenhum, como acontece de forma parecida no segundo filme de STAR TREK. Mas, como disse, poderia ser muito melhor se o autor tivesse usado o tema para abordar de forma mais profunda seus personagens e a invenção de Bob.

De qualquer forma, a edição está bastante caprichada, capa dura, com tinta fluorescente nos destaques, e a diagramação é criativa. Vale a leitura pelo preço? Acho melhor você esperar uma promoção…


AUTOR: Pedro DUARTE
EDITORA: Pipoca & Nanquim
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 224


COMPRAR: Amazon