Em 1353 era lançado O DECAMERÃO, livro escrito por Giovanni Boccaccio. O volume reúne cem histórias contadas por um grupo de jovens que saem de Florença para quarentenar em seus arredores, enquanto aguardam o fim da peste que assolava toda a Europa. Em 2020, O PROJETO DECAMERÃO é lançado pelo New York Times Magazine como uma antologia de 29 histórias escritas, enquanto a pandemia avançava sobre todo o globo. Este é um tributo que oferece ao leitor novas perspectivas e reflexões para o hoje e o amanhã, quando a Covid-19 for apenas uma lembrança.

Essa foi uma leitura complicada. De contos que vão desde uma rotina tediosa carregada de depressão, a histórias sobrenaturais que podem (ou não) ocorrer com qualquer um, senti que estava escalando um muro para concluir o livro. É normal encontrar em antologias histórias que amamos e outras que odiamos, essa característica já é esperada. Mas o fato de o pivô de todas as situações ser tão palpável, estar a poucos centímetros de distância e ainda ser presente mesmo quando fechava o livro… Isso, sim, foi difícil.

Um ponto que adorei na leitura foi o fato de cada autor possuir um estilo de escrita. Com histórias que passam por várias etnias e religiões, senti que o livro abrangeu muito bem a real situação pandêmica. Alguns autores focaram em histórias do passado, retratando aqueles que se agarram à nostalgia para vencer a realidade. Outros contaram sobre seres extraterrestres que vinham à terra para ajudar os humanos a se distraírem um pouquinho. Alguns focaram em aspectos sobrenaturais para explicar fenômenos inexplicáveis. A diversidade foi muita, de autores famosos, a outros não tão conhecidos, de contos curtos, a outros que pareciam não acabar nunca. Essa foi, para mim, a melhor parte.

Tive algumas histórias favoritas e algumas outras odiáveis. Algumas lembrarei para sempre, outras fiz questão de esquecer assim que virei a página. Embora não tenha me deparado com nenhum conto que se passe em terras brasileiras, li trechos que descrevem perfeitamente a nossa situação política e sanitária. É estranhamente acolhedor saber que não somos os únicos a passarmos por situações tão tristes e vergonhosas, embora deseje que o resto do mundo esteja lidando bem com a pandemia.

O PROJETO DECAMERÃO é, acima de tudo, um livro real. Talvez eu recomende a sua leitura para depois que tudo acabar, quando esse ano traumático não passar de uma lembrança ruim e as feridas terem se transformado em cicatrizes. Independente de eu ter gostado ou não, esse é um livro histórico que pode facilmente passar para as gerações futuras um pouquinho do que estamos vivendo hoje. Espero poder reler com um simples sentimento de nostalgia e alívio por tudo ter acabado. Mas, por enquanto, foi apenas desesperador e acolhedor.


AUTOR: Vários autores
TRADUÇÃO: Isabela SAMPAIO, Luisa GEISLER, Rogerio W. GALINDO e Simone CAMPOS
EDITORA: Rocco
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 336


COMPRAR: Amazon