Maggie Stiefvater é a autora da Saga dos Corvos, uma série, muito amada, de livros de fantasia. A autora tem uma escrita toda particular, meio lírica, que transmite toda a magia dos personagens com perfeição. Com O CHAMADO DO FALCÃO, ela inicia uma nova aventura com alguns dos personagens dos livros anteriores e outros novos. Não é uma continuação, mas algo independente, com raízes que farão você se interessar por ler os livros anteriores.

A história é um romance sobre sonhos. Os personagens podem ser arrastados pelo caos induzido pelo sono, ou podem abrir caminho para se tornarem as pessoas que desejam ser. O que importa é que eles sonham, e sonham muito, de todas as formas possíveis. Mas sonhos são inconstantes, ambíguos e também podem ser mais ameaçadores do que a realidade.

A narrativa se divide entre quatro personagens principais, e um pouco entre os secundários. Ronan é um sonhador e consegue retirar objetos de seus sonhos; Declan, o irmão mais velho de Ronan, que sente a responsabilidade de manter todos unidos; Carmen Farooq-Lane, que pertence a um grupo de pessoas que desejam acabar com os sonhadores, porque existe uma profecia que diz que eles acabarão com o mundo, e isso parece que já começou; e Jordan, uma nova personagem, que é uma falsificadora de arte, uma ladra, que usa os sonhos para essa função.

Os quatro são incríveis. Ronan consegue trazer objetos e pessoas de seus sonhos; Jordan sonha acordada com a normalidade de sua vida; Declan mantém uma máscara de tédio, apenas para se proteger; Carmen é uma caçadora, mas no fundo só quer ter seus momentos de paz. Os quatro desejam coisas que acreditam que não podem ter. E é a escrita da autora que transforma esses personagens em algo único, exuberante e mágico. A história é inteligente, elaborada nos detalhes, o ritmo é constante, com picos bem colocados, não existe um espaço para tédio, com passagens sensíveis, íntimas, alternadas com passagens sombrias e cheias de perigo.

Aliás, a autora tem grande competência da forma como apresenta um romance LGBT, tudo muito certo e positivo. Adam, o namorado de Ronan, que participou da série anterior, é um dos personagens que retorna. Não é algo forçado, mas simples, da forma como é qualquer romance. Entretanto, os leitores que acompanharam o enlace que perdurou por quatro livros, não terão que se preocupar, porque o romance deles não é o foco da nova história, embora esteja plenamente presente.

Embora O CHAMADO DO FALCÃO seja o primeiro volume de uma trilogia nova, com uma história nova, muitos dos personagens têm um passado que é comentado ou influencia de alguma forma o que acontece. Não é necessário ler os livros anteriores para compreender o que acontece, mas eu considero que leiam assim mesmo, principalmente para compreender a mudança de maturidade e comportamento dos personagens e de que forma eles são conectados. Então, aproveite e leia tudo em sequência 😉


AUTORA: Maggie STIEFVATER
TRADUÇÃO: Monique D’ORAZIO
EDITORA: Verus
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 476


COMPRAR: Amazon