A maioria das pessoas faria qualquer coisa para conseguir entrar no Magisterium e enfrentar o Desafio de Ferro… exceto Callum Hunt. Durante toda a sua vida, Call foi ensinado que ele nunca deveria confiar em um mago. Então, quando o inevitável acontece e ele precisa se apresentar ao teste de entrada no Magisterium por conta de seus dons mágicos, ele se esforça em fracassar, mas o que termina conseguindo é o completo oposto.

Agora, não há outra saída: ele tem que ingressar no Magisterium, um lugar tão deslumbrante quanto assustador. E é lá que Callum irá perceber que o local não apenas possui laços sombrios com seu passado, mas, principalmente, terá impacto direto em seu futuro. No entanto, o Desafio de Ferro é só o começo. O teste mais difícil de Call ainda está por vir…

O DESAFIO DE FERRO, e estarei sendo bem óbvio, sofre da comparação inevitável com Harry Potter. Até mesmo pela sinopse já se consegue perceber. Garotos, magia, um colégio, perigos, inimigos. São os ingredientes básicos de ambas as tramas. Entretanto, as aparências podem enganar, e é o que acontece conforme o leitor avança na leitura. As autoras, sabiamente, pegam os principais elementos semelhantes e os viram de cabeça para baixo. Callum passa longe de Harry Potter, inclusive a relação com os pais, que não é amorosa e saudável, mas exatamente o contráriom cheia de segredos e desconfianças.

Mas apesar de várias diferenças, ainda é inevitável criar um paralelo. Por exemplo, Harry Potter tinha a marca do raio na testa, um “defeito” que o destacava entre os demais. Callum teve a perna quebrada na infância, por isso manca um pouco. A vantagem de Callum, é que essa sua dificuldade, cria momentos comoventes, como seu desejo de aprender a voar para poder se locomover de forma mais fácil e rápida.

O caráter de Callum é outra diferença. Ele se equilibra entre o personagem bonzinho, é aquele que pode se desviar do caminho. Callum é sarcástico, atrevido, não muito inteligente, com atitudes que podem beirar a estupidez, além de apresentar traços de egoísmo. Ou seja, é o típico adolescente que não é um herói pronto para enfrentar qualquer inimigo.

O DESAFIO DE FERRO traz mais uma luta entre o bem e o mal, entre um grupo de adolescentes contra um grande perigo. Mas faz isso de forma divertida, empolgante, consegue apresentar uma fantasia que, em primeiro momento, pode lembrar outras, mas conforme a leitura avança, se mostra bem diferente. Há um forte sentimento de amizade, com uma narrativa em terceira pessoa com enormes cargas de sarcasmo, o que diverte e consegue arrancar algumas risadas. Um primeiro livro contagiante e que promete melhorar muito nas sequências.


AUTORA: Holly BLACK e Cassandra CLARE
TRADUÇÃO: Amanda ORLANDO
EDITORA: Galera
PUBLICAÇÃO: 2014
PÁGINAS: 384


COMPRAR: Amazon