Desde criança, Diana vê coisas estranhas. Aranhas com fios dourados, macacos coloridos e por aí vai. Até então, ela achava que era coisa da sua cabeça, uma vez que ninguém via o mesmo. Porém, um dia, a mocinha conhece um garoto, Miguel, irmão do seu amigo Tiago, que parece enxergar o mesmo.
Curiosa pelo garoto, a nossa protagonista se envolve em uma trama capaz de colocar a sua vida e de quem ama em risco. É este o resumo de ÁRVORE INEXPLICÁVEL, escrito por Carol Chiovatto, brasileira que já acumula um prêmio Jabuti.
Em síntese, três pontos principais da obra chamam atenção. O primeiro deles, é o caráter atual. Publicado em 2022, o livro foi construído em um contexto de pandemia. E sabe o que é melhor? Ao invés de ignorar tudo o que aconteceu, igual muitos romancistas atuais fazem, a autora paulista trouxe esse contexto para a sua obra. Então pense só no poder disso. Uma universitária lidando com os riscos de uma descoberta científica, à medida que lida, também, com um vírus que matou milhares de brasileiros.
De máscaras a críticas ao governo, a obra é bem atual. Como resultado, traz veracidade e identificação a narrativa construída. É fácil se reconhecer no que cada um deles sente, mesmo nas qualidades e nos defeitos.
O segundo ponto positivo, é a fluidez da escrita. Por mais que não tenham grandes reviravoltas, é uma história interessante. Paralelamente, a escrita é simples e cativante, tornando uma leitura fácil, mas não menos rica em detalhes e uma mitologia própria. Inclusive, deixamos aqui o nosso parabéns para a autora por conseguir amarrar todos os pontos tão bem.
E o último ponto, contudo, não menos importante, é o que representa. Ainda que esteja mudando aos poucos, nós temos o que Nelson Rodrigues, escritor brasileiro, chamou de complexo de vira-lata. Muitos de nós acredita fielmente que o nosso país é inferior, principalmente, no que diz respeito ao cinema e a literatura.
Entretanto, a cada ano, fica mais claro que se trata de uma falácia. ÁRVORE INEXPLICÁVEL é um ótimo exemplo disso. É claro que a obra tem os seus defeitos, assim como qualquer narrativa. Por outro lado, é inegável a qualidade e o valor de tudo que ela representa. Não só pela própria trama, como pelos vários elementos da nossa cultura representados ao longo das páginas.
De um modo geral, acredito que é uma ótima indicação para todo fã de fantasia.
AVALIAÇÃO:
AUTOR: Carol Chiovatto EDITORA: Suma PUBLICAÇÃO: 2022 PÁGINAS: 324 |