Amanda Gorman é uma poetisa e ativista americana que se destaca em questões de opressão, feminismo, raça e marginalização. Seu primeiro livro de poemas foi publicado em 2015, quando Amanda tinha 17 anos de idade. Em 2017, ela ganhou seu primeiro prêmio literário. Em 2021, Amanda se tornou a poetisa mais jovem a ler em uma posse presidencial, a de Joe Biden.

Em CANÇÃO DA MUDANÇA, Amanda se junta com o artista Loren Long, famoso por seu personagem Otis, que está sendo adaptado para a televisão, e cria um poema simples para contar a história de uma garotinha que toca violão e resolve reunir um grupo de diferentes crianças para formar uma banda. Nesse jornada, a garotinha fala sobre liberdade, igualdade, respeito, inclusão, esperança, sobre mudanças em uma sociedade corrompida pelo preconceito e egoísmo.

CANÇÃO DA MUDANÇA começa com a garotinha andando pela rua com seu violão preso às costas. Ela admira o desenho de Martin Luther King desenhado em um muro e encontra um garoto catador de lixo carregando uma tuba. Ela ajuda o garoto a limpar um parque e retomam a caminhada juntos. Depois encontram um outro garoto que parece pertencer a uma gangue de bairro e que toca trompete. Os três ajudam uma garota cadeirante que toca tambor, os quatro ajudam um garoto que toca trombone, os cinco ajudam uma garotinha que toca pandeiro. Ao fim da caminhada, os seis formam a banda. E a página final é a oferta de um instrumento para o leitor tocar e se juntar à turma.

O poema de Amanda em CANÇÃO DA MUDANÇA fala sobre isso, sobre mudança de posicionamento, sobre união, sobre respeito. Através da música, ela reúne diferentes crianças em um objetivo comum. E com essa união, ela demonstra como seria possível fazer o mesmo com as pessoas do mundo. Unidos, nós podemos concretizar qualquer coisa. Separados, vivemos em disputas por justiça e respeito.

CANÇÃO DA MUDANÇA é direcionado para crianças e o poema conversa perfeitamente com elas. Mas, obviamente, também deve ser lido pelos adultos, ainda mais numa época tão conturbada e confusa como a que vivemos hoje em dia. Mudanças acontecem, independentemente de se gostamos ou não. O importante é que essas mudanças sejam para tornar o mundo um lugar melhor. Para fazer pessoas melhores. Só depende de nós. E é isso que o poema explica. Lindo demais!


AUTORA: Amanda GORMAN,
ILUSTRAÇÕES: Loren LONG
TRADUÇÃO: Stephanie BORGES
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 32


COMPRAR: Amazon