No mundo literário existe uma certeza de que os fãs da Cassandra Claire nunca vão ficar sem material novo para surtar. Com dezenas de livros publicados, o universo dos caçadores de sombras, apresentados pela primeira vez na saga INSTRUMENTOS MORTAIS, continua a se expandir e a autora, de vez em quando, publica contos aleatórios que sempre desenvolve relações inesperadas e dá espaço para alguns personagens que necessitavam de mais destaque. Em FANTASMAS DO MERCADO DAS SOMBRAS, o leitor vai poder conferir uma coletânea com dez contos diferentes e todos com a presença do Irmão Zachariah, um dos melhores personagens já desenvolvidos por Cassandra e que finalmente tem seu espaço para aventuras diversas e complicadas. Chega mais que te conto tudo!
OBS: O Texto poderá conter spoilers de livros anteriores da autora.
Não é o primeiro livro de contos apresentados por Cassandra, já tivemos um inteiro sobre o feiticeiro Magnus Bane e sobre Simon, o amigo de Claire que já passou por tudo nesse universo. Agora o personagem destaque é o Irmão Zachariah, anteriormente conhecido como o apaixonante caçador de sombras Jem Carstairs, um dos protagonistas da obra prima da autora, a trilogia do ANJO MECÂNICO. De fato, o personagem já está bem estabelecido nesse universo e o mesmo foi desenvolvido com perfeição, incrível que com ele, a autora nunca errou e sempre o inseriu com muita cautela dentro das suas sagas. Ele já fez diversas participações e ele faz o mesmo aqui, Zachariah está presente em todos os contos, mas quase nunca ele é o protagonista e seu papel de apoio aqui sempre cai muito bem, pois sua inteligência e compaixão só ajudam e enriquecem outros personagens que estão precisando de uma forcinha.
São dez contos que seguem uma ordem nas datas, os primeiros se iniciando na era vitoriana e os últimos já nos dias de hoje desse universo, e como o personagem é imortal, essa dinâmica não fica nem um pouco estranha. Somos apresentados a ótimos novos personagens e reencontramos velhos amigos a cada nova página. Aqui a autora não abusa muito do seu grande leque de personagens já clássicos nesse universo, eles até podem aparecer, mas o destaque permanece no personagem que está sendo estudado no momento, não naquele mais famoso e querido, mas naquele que no momento precisa de um pouco de apoio.
Além do Irmão Zachariah, algo que está sempre presente nos contos é o mercado das sombras, o estabelecimento que visa comércio dos integrantes do submundo nunca foi tão bem representado. A autora já tinha acertado bastante desenvolvendo esse lugar na sua série anterior iniciada em DAMA DA MEIA-NOITE, aqui ela vai além, mostrando como o mercado era e em como ele evoluiu. É um lugar polêmico dentro dos livros com alguns o demonizando e outros respeitando sua importância e seu leque de possibilidades. O leitor é bem servido com uma variedade de tramas que, às vezes, vão pra ação e em outras pro mistério, além é claro da apresentação de uma infinidade de personagens, itens a venda e coisas perigosas expostas, além é claro do grande mistério que dá título ao livro.
E sobre os contos, quando menos se souber melhor, alguns são maiores que outros e, por incrível que pareça, tem um em especial que se passa na era vitoriana e que mesmo assim aborda um tema super pertinente nos dias atuais. Cassandra Claire é uma das maiores aliadas da comunidade LGBT+ e o ativismo da autora vai além de frases prontas, ela desenvolve personagens com essas faces de maneira muito real e humana. Uma das histórias que encontramos, aborda uma personagem que sabe que é diferente e que tenta encontrar um amor mesmo que ela viva uma época nada amigável. É uma pequena história muito singela e bonita que termina de forma agridoce, uma dor aqui e um conforto ali, um sonho para muitos até e que dá voz a uma personagem que tem sim seus problemas, mas que é poderosa e não desiste.
A coleção de contos passa voando e para o fã é uma preciosidade, talvez a melhor reunião de contos da autora. Tramas excelentes, bem dosadas e que sozinhas renderiam excelentes livros no futuro como um sobre as Irmãs de Ferro, sobre o mundo dos caçadores de sombras durante a segunda guerra mundial ou até mesmo sobre o inicio da organização de Valentim que infernizou esse universo. Fica um grande gostinho de quero mais e a autora com certeza vai nos saciar, aposto que ela agora está trabalhando num livro novo. É isso ai galera, já já a gente se vê de novo pra comentar mais um título de máquina de escrever chamada Cassandra Claire.
AUTORA: Cassandra CLARE
TRADUÇÃO: Rita SUSSEKIND
EDITORA: Galera
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 474
COMPRAR: Amazon