Em 2015, aos 27 anos de idade, Caleigh Haber se casou com Bryan Takayama. Ela tem Fibrose Cística, fez o transplante de dois pulmões, que foram rejeitados por seu corpo. Não há nada mais a fazer. O casal resolveu aproveitar o tempo que ainda possuem juntos da melhor forma possível.

Isobel e Alexander Elliott, dois irmãos gêmeos de três anos de idade, não podem brincar juntos. Nem nunca irão poder. Eles possuem Fibrose Cística, e isso aumenta o risco de uma infecção cruzada, ou seja, um pode pegar uma infecção do outro, o que seria fatal para ambos. Eles precisam ficar sempre separados, sem se tocarem, nem sequer podem ficar no mesmo ambiente sem proteção adequada.

Katie Prager, de 26 anos de idade, e Dalton Prager, de 25 anos de idade, se casaram em 2011, após se conhecerem e começarem a namorar através do Facebook. Eles tinham a mesma doença, Fibrose Cística, com o agravante de que Dalton era portador de uma bactéria chamada Burkholderia cepacia, que ataca especificamente os pulmões. Eles foram contra as recomendações médicas sobre não poderem ficar juntos, e Katie contraiu a bactéria de Dalton. Katie e Dalton viveram felizes até 2014, quando a doença comprometeu demais os pulmões dos dois e precisaram ser internados. Katie faleceu em setembro de 2016, e Dalton faleceu poucos dias depois dela.

Fibrose Cística é uma doença genética que afeta principalmente os pulmões e é transmitida pelos pais. É uma herança recessiva, ou seja, embora nenhum dos pais manifeste a doença, um deles, ou os dois, são portadores do gene defeituoso. Não há cura conhecida, e a expectativa de vida é de 20 a 40 anos. A taxa de mortalidade é maior nos jovens de até 25 anos. O transplante de pulmão é uma opção para o prolongamento da vida, mas não é uma cura, e a doença persiste e continua fatal.

Burkholderia cepacia é uma bactéria oportunista, geralmente transmitida por fluídos ou cateteres contaminados, que ataca os pulmões em pacientes hospitalizados, especialmente em pacientes com Fibrose Cística. Ela raramente causa problemas em pessoas saudáveis, mas é fatal para quem tem FC, porque nenhum antibiótico é eficiente para destruir a bactéria nesses pacientes.

Em A CINCO PASSOS DE VOCÊ, Stella e Will, ambos com 17 anos, têm Fibrose Cística, sendo que Will tem o agravante de estar contaminado com a Burkholderia cepacia. Eles se conhecem no hospital e após uma implicância inicial, começam uma amizade, que se transforma em paixão e depois em amor. Eles não podem se tocar e não podem ficar a menos de dois metros de distância um do outro, ou seja, a seis passos. Que, em um momento da história, viram cinco.

Sim, eu sei o que você está pensando, que existem semelhanças com outro livro sobre dois jovens apaixonados que sofrem com uma doença mortal, no caso deles, o câncer: A CULPA É DAS ESTRELAS, de John Green. O tema realmente é semelhante, os personagens são semelhantes, inclusive existe até aquele amigo do casal que também está doente e que é muito fofo. Existem sonhos, desejos irrealizáveis, brigas, uma luta contra algo que não se pode vencer, o desespero, a morte apenas esperando o momento certo. E, por isso, confesso que relutei em ler A CINCO PASSOS DE VOCÊ. Não pelo tema semelhante, mas porque considero o livro de John Green péssimo, mal escrito, manipulativo e oportunista. Sim, realmente não gosto desse livro. Então, eu achei que encontraria os mesmos defeitos na obra de Rachael Lippincott.

Para aumentar minha insegurança, A CINCO PASSOS DE VOCÊ foi escrito por uma pessoa e roteirizado para o cinema por outras duas, ao mesmo tempo, com lançamento quase simultâneo. Inclusive, o filme está atualmente em cartaz. Eu nunca li nenhum livro escrito a partir de um filme que tenha gostado.

Bem, até agora. Felizmente!

Após algo que não vou narrar aqui, os pais de Stella se divorciam, e Stella toma para si a carga de achar que é a única que mantém os pais em pé, vivos. Ela não tem medo de morrer, mas medo de como vão ficar seus pais após sua partida. Por isso, ela é neurótica com seu tratamento, segue todas as recomendações à risca, nunca se distraí ou corre riscos. Ele deseja viver o maior tempo possível, até que consiga que seus pais fiquem mais fortes, quem sabe até se reconciliem.

Stella não tem apenas desejo de viver, ela quer que todos que tenham essa doença, consigam viver o maior tempo possível. Para isso, ela tem um canal no Youtube, onde narra sua luta diária, onde expõe suas dificuldades e opções para se ter uma vida de mais qualidade. Ela é controladora, ela deseja salvar todos os que conseguir.

Will é o oposto de Stella. Depois de contrair a B.cepacia, ele foi removido da fila de transplante de pulmões. Ele sabe que não existem mais chances de um prolongamento de sua vida, então ele aproveita o que lhe resta da melhor forma possível, independentemente dos riscos. Isso até conhecer Stella. Ela vira o motivo para ele viver mais. E isso significa voltar para o tratamento, parar de se arriscar, tomar os remédios nos horários e se manter distante seis passos. É através de Stella e dos vídeos no canal do Youtube, que Will, aos poucos, toma consciência de seu lugar e do que ele fez de errado por toda a vida.

Ao contrário da obra do tio verde, não existe um romance meloso em A CINCO PASSOS DE VOCÊ, cheio de frases prontas, ou momentos construídos apenas para causar uma emoção no leitor, sem qualquer lógica. O que temos é um romance que se torna um motivo para se explicar como é a doença FC, de como ela limita a vida de quem a possui, de como se pode construir uma amizade com responsabilidade, de como se pode apaixonar, mesmo sabendo que nunca se poderá tocar ou chegar perto da pessoa que ama, tudo construído de forma orgânica, sem superficialidades, sem metáforas bobas, e com diálogos que você consegue identificar na conversa de qualquer jovem de 17 anos de idade.

O leitor não acompanha apenas a luta de Stella e Will contra a doença, mas como eles podem reconstruir as famílias destruídas pela iminência da morte dos dois. Os pais de Stella, a mãe de Will, duas histórias que correm em paralelo e demonstram como a insegurança, o remorso, o medo, podem ser algo que destrói mais do que a própria doença. E como isso pode ser consertado. Basta o reconhecimento de falhas, de faltas cometidas sem se pensar, a aceitação de que não somos responsáveis por tudo.

Embora Stella e Will tenham as mesmas doenças, e Will o acréscimo da mesma bactéria, de Katie e Dalton Prager, o casal da vida real, não é a mesma história. A CINCO PASSOS DE VOCÊ não é baseado na vida deles. Então, não se preocupe, você não sabe o final desta história. E não, o final não é sequer parecido com o de A CULPA É DAS ESTRELAS, pode tirar esse medo do peito. Aliás, acredite, o final é muito lindo e deixará você com um sorriso no rosto.

A CINCO PASSOS DE VOCÊ é um romance sensível sobre como um casal adolescente consegue se relacionar ao mesmo tempo em que enfrenta uma doença fatal, mas tudo de forma responsável e respeitosa para quem tem essa mesma doença. Situações, diálogos, dramas bastante reais, sem aquela sensação de que você está sendo manipulado para chorar. Depois do medo inicial de me decepcionar, fechei o livro feliz por ter lido. Uma grata surpresa, que apaga a má experiência de outros romances do gênero.

Um livro tão bom, claro que queremos que mais e mais pessoas leiam, da mesma forma que Stella queria que mais pessoas soubessem como viver com qualidade, mesmo com uma doença como a FC. Então, o blog vai sortear um exemplar de A CINCO PASSOS DE VOCÊ, basta seguir as regras abaixo!

REGRAS

UM: Preencher o formulário de participaçăo, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional, que vale cinco pontos a cada dia que vocę a fizer. Quantos mais pontos vocę somar, mais chances tem de ser sorteado;

DOIS: Deixar um comentário neste post;

TRĘS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o pręmio;

QUATRO: Após 20/04/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participaçăo;

CINCO: O pręmio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog năo se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do pręmio enviado;

SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitaçăo do endereço. Caso năo responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;

SETE: O blog GETTUB se reserva o direito de dirimir questőes năo previstas nestas regras.

GANHADORA

Luana Martins (@luhflordemaracuja)


AVALIAÇĂO:


AUTORES: Rachael LIPPINCOTT é formada em Escrita pela Universidade de Pittsburgh e vive na Pensilvânia, onde divide seu tempo entre escrever e cuidar de um food truck com sua namorada. A Cinco Passos de Você é seu primeiro romance. Mikki DAUGHTRY é roteirista e mora em Los Angeles. Ela é formada em Artes Cênicas e colaborou tanto no manuscrito quanto no roteiro do filme de A Cinco Passos de Você. Tobias IACONIS nasceu na Alemanha e mora em Los Angeles com sua mulher e seu filho. Ele estudou Literatura e trabalha como roteirista. Assim como Mikki, colaborou no manuscrito e no roteiro de A Cinco Passos de Você.
TRADUÇĂO: Amanda MOURA
EDITORA: GloboAlt
PUBLICAÇĂO: 2019
PÁGINAS: 288


COMPRAR: Amazon