Quem nunca olhou para os céus e se imaginou desvendando os mistérios desse infinito azul de possibilidades? É curioso notar que hoje em dia, usamos de coisas que nem nos imaginamos sem elas. Um bom exemplo é a previsão do tempo, geralmente acompanhamos ela todos os dias e conforme o tempo passa, ela se torna ainda mais precisa, prevendo as chuvas, as secas, as tempestades e etc. Mas como ela começou? Quem desenvolveu essa ciência? Você acreditaria se eu te falasse que tudo isso começou com duas pessoas subindo, subindo e subindo num balão comum? Pois é essa fantástica história que o filme OS AERONAUTAS vai nos contar.

James Glaisher é um jovem estudioso que sonha em desvendar os mistérios que envolvem a previsão do tempo. Seus equipamentos únicos estão prontos para a maior aventura que ele jamais poderia sonhar. James se une com Amelia Wren, uma famosa e nada convencional piloto de balões, na missão de subir o mais alto o possível e desvendar os segredos do clima.

No filme, acompanhamos a jornada de subida do balão, ao mesmo tempo em que passamos pelo passado de ambos para conhecer quem são essas pessoas e o que elas estão buscando no alto. Mas toda a descoberta tem seu preço, pois conforme o balão vai subindo, o clima fica mais frio, o ar mais rarefeito e pilotar um balão de ar quente se torna, a cada metro, mais complicado, como essa viagem vai acabar?

O roteiro é baseado numa aventura real que aconteceu em 1862, onde James Glaisher, famoso meteorologista, fez uma subida lendária numa altitude recorde para a época, tudo isso em um balão comum e sem equipamentos para o suporte a vida. Ele só tinha máquinas para medir as propriedades do clima no alto. Com seus estudos, foi possível entender como funciona o clima e como ele se comporta, nascendo assim a meteorologia moderna. A trama transforma essa viagem numa aventura fantástica, que realmente deve ter sido, mas trazendo a narrativa para a perspectiva do cinema, para entreter e mexer com a imaginação do espectador. O filme faz de tudo para não ser complexo e tem uma história que é capaz de informar e divertir qualquer um, não sendo necessário conhecimentos prévios para entender a narrativa.

A trama toma algumas decisões narrativas que fogem da realidade, como por exemplo a personagem Amelia Wren, que não existiu na vida real. A viagem em si foi feita por dois homens, mas o roteiro prefere essa mudança de gênero para homenagear todas as pilotos femininas que também tiveram um papel fundamental na história da aviação. A personagem dela é símbolo vivo para muitas mulheres lendárias e é aquele tipo de mudança que é mais necessária do que nunca nos dias de hoje, pois as mulheres sempre foram subestimadas nas grandes descobertas e muitas delas permanecem sem nome até os dias de hoje. São pequenas decisões assim que transformam o mundo num lugar mais inclusivo, mesmo que seja apenas num filme de aventura fantástica.

A produção é estrelada pela dupla Eddie Redmayne e Felicity Jones, os mesmos do filme A TEORIA DE TUDO, a cinebiografia do físico Stephen Hawking. Eddie vive um homem sonhador e subestimado pelos seus colegas de estudo, o seu trabalho para muitos parece ficção e é com o desejo de se provar que ele busca meios de fazer essa viagem aos céus acontecer. É um desempenho muito introspectivo e palpável, a sede de conhecimento do personagem é muito forte e o espectador compra a ideia na hora.

Já Felicity vive uma piloto de balões animada e energética. Para ela, suas viagens são um show, com a mesma fazendo várias acrobacias e movimentos arriscados para entreter o espectador pagante que ia prestigiar o balão subindo. Sua personagem é uma mulher que esconde um trauma doloroso embaixo dessa casca alegre, e conforme o filme avança, o espectador se conecta demais com a personagem. Grande parte disso vem do desempenho exemplar da atriz, que entrega seu melhor trabalho até agora, despojado e inspirador.

Um filme com uma trama dessas pedia uma produção grandiosa e é isso que temos. A direção nos encanta com planos deslumbrantes que envolvem tanto a época antiga em que o filme se passa, como também as maravilhas que vamos encontrar nos céus. Os efeitos visuais são sensacionais e enchem os olhos do espectador a todo o momento. Os figurinos são lindíssimos, a trilha sonora eletrizante e o cenário do balão têm tantos detalhes que não conseguimos contar.

OS AERONAUTAS é uma aventura fantástica que realmente aconteceu, feito por pessoas normais, dando assim a certeza para nós que a sede de conhecimento do homem não tem limites. É uma produção original do serviço de streaming Amazon Prime Vídeo e já está disponível aqui no Brasil desde dezembro. O filme está a um aplicativo de distância da sua mão, e ai bora conferir?


DIREÇÃO: Tom HARPER
DISTRIBUIÇÃO: Amazon Prime Video
DURAÇÃO: 1 hora e 41 minutos
ELENCO: Felicity JONES, Eddie REDMAYNE, HIMESH PATEL