Hoje em dia pedir um carro pelo celular é uma das coisas fáceis e práticas que podemos fazer com um smartphone. Dá para ir a qualquer lugar, não importa o horário, e os preços são bem atraentes. Acabou aquela época em que pegar um carro, um táxi, era complicado e na maioria das vezes os valores eram imprevisíveis. Quem mudou tudo isso foi a Uber, e no livro A GUERRA PELA UBER, teremos um pequeno vislumbre dessa empresa que mudou o mundo e que, por muito tempo, foi uma das empresas mais sujas e odiadas da indústria.
O principal nome por trás desse aplicativo que mudou o mundo é Travis Kalanick, inventor, criador e CEO da Uber. Jovem, descolado, ambicioso e imprevisível, Travis comandou a empresa no seu início turbulento, desafiando a ira da indústria dos táxis, que detinham o poder no jogo das corridas de carros com clientes. O CEO da Uber, que é basicamente quem manda e decide os rumos da empresa, foi uma pessoa que queria se cercar de gente parecida com ele. Seus funcionários eram jovens e ambiciosos, juntos eles espalharam a Uber para todo o mundo. Mas esse avanço veio à base de muitos absurdos como espionagem industrial, assédios moral e sexual, longas jornadas de trabalho, práticas sujas e imorais e, acima de tudo, muito dinheiro, sexo, drogas e tudo mais que essas coisas trazem.
O livro nos apresenta seus vários fundadores e todo o caminho que eles percorreram até chegar na Uber. Todos eram inteligentes e criativos, já tinham bastante experiência com serviços para a Internet e acima de tudo, queriam revolucionar o mundo. O foco da narrativa fica em Travis, o grande chefe, que queria ser tão grande ou maior que a própria Amazon, o grande império varejista que hoje em dia está em praticamente todos os setores. Assim como a Amazon mudou a forma em que as pessoas compram e consomem diversos produtos, a Uber também mudou a indústria do transporte. Todo mundo já pediu um Uber, viu um Uber ou já ouviu falar desse serviço, que no começo, por incrível que pareça, era voltado para pessoas ricas e carros de luxo. Mas quando o UberX chegou, trazendo com ele a possibilidade de que qualquer pessoa com qualquer carro também possa usar os serviços para pegar clientes em qualquer lugar, desencadeou uma série de acontecimentos que, por um tempo, foi uma autêntica guerra.
Não é segredo para ninguém que a Uber teve que lutar bastante com o governo para conseguir sobreviver, pois o jogo de interesse não queria que esse sistema de empregos autônomos tivesse êxito. Qualquer pessoa com tempo livre poderia ser um motorista da Uber, qualquer pessoa poderia lucrar com esse sistema. No começo o esquema era simples, um carro de luxo, com motoristas profissionais, um aplicativo onde os clientes pediam um carro e outro aplicativo em que os motoristas aceitavam as corridas. Lá mesmo o cliente já botava o endereço de embarque e destino, os dados de um cartão de crédito e só. Um transporte rápido e prático para quem quer ir de um lugar para o outro com agilidade. Hoje em dia isso é muito comum, mas em 2009 era uma das maiores revoluções do mundo digital e que mudaria a indústria do transporte para sempre.
A GUERRA PELA UBER caminha pelo gênesis da empresa e reserva o maior tempo para a criação desse mito. E como eles apresentavam esse serviço para o público? Como atrair clientes e motoristas? E a resposta para isso é apenas o simples e cobiçado dinheiro. Quem chegasse primeiro iria dominar o mundo e a Uber sabia disso, logo ela oferecia diversos incentivos para os motoristas, smartphones grátis e milhares de corridas grátis ou com descontos absurdos para fazer a Uber cair no gosto e na rotina das pessoas. A estratégia deu certo, mas a odisseia para atrair esse tanto de investimentos que a Uber precisava para se manter em pé reserva muita ganância e risco. O leitor a todo momento se choca ao ler sobre tanto dinheiro em movimento, tanta tramoia e interesse que a gente fica até tonto.
E toda essa revolução vem também com polêmicas com a empresa basicamente não ligando para os motoristas que não tem direitos trabalhistas. Fora o fato dos mesmo se matarem em cargas horárias surreais para conseguir o seu sustento, já que não existe limite de tempo em que uma pessoa pode trabalhar. Claro que é válido dar total autonomia ao motorista, mas será que ele está recebendo bem? Quem está lucrando mais, a empresa ou a pessoa que fez todo o trabalho pesado? E é nessas e outras que o leitor fica completamente colado nas palavras tentando achar uma resposta.
De longe parece um livro bem específico para quem gosta do tema, mas a narrativa empregada faz essa história ser acessível para qualquer um. A leitura não tem uma linguagem técnica incompreensível, seus capítulos são pequenos, ágeis e muito bem divididos. Os melhores trechos são aqueles em que a intriga entre os poderosos se choca com o avanço da empresa, porque é incrível notar que por dentro tudo parecia estar explodindo, mas por fora tudo avançava e dava certo. O livro acaba perdendo força no ato final, que se reserva a trabalhar a grande mudança que era necessária dentro da empresa. Tirar o antigo CEO tóxico e festeiro, para dar lugar a outro mais centrado e focado. Essa mudança acaba se estendendo demais, porém não prejudica em nada o trabalho num conjunto.
No final nós temos uma autêntica saga de avanços e absurdos, até o Brasil está presente na narrativa. É um livro extremamente completo e assim como o serviço da Uber, bastante prático. A edição nacional está impecável e até a textura da capa do livro físico é interessante, pois ao toque lembra um veludo, algo chique e confortável. Uma história de início, meio e fim, sujeira, guerra e revolução, bastante viciante, vale uma conferida.
AUTOR: Mike ISAAC
TRADUÇÃO: Alexandre RAPOSO, Bruno CASOTTU e Leonardo ALVES
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 451
COMPRAR: Amazon
Uber veio para transformar o mercado do transporte mundial. Simples, barato, eficiente. Balançou as estruturas do mercado dos táxis, ônibus e metrôs.
Mas com todo bônus vem um ônus. E o da (?) Uber foi e é alto, para passageiros e motoristas. Preconceito, ataques, carga horária alta, lucro baixo.
Sim, é muito estranho ler que toda essa evolução foi feita por pessoas que faziam tantas coisas ruins, mas claro que não podemos generalizar, pois sempre tem aqueles que realmente querem fazer a diferença.
Como moro no interior, o serviço de Uber agora que começou a ficar digamos, famoso. Aliás, por aqui até os taxistas tinham que lutar por seu espaço.
Pra mineiro, é tudo “ali,pertim”. E nem que você ande léguas, o caminho é sempre curto.rs
Mas é um serviço que ganhou a todos nós, seja pela praticidade, pelo preço bem mais em conta e até por comodismo mesmo.
Achei que seria um livro bem técnico, gostei de saber que não, que todos nós podemos nos interessar pelo assunto e de quebra, ter uma edição bonita em mãos!
Abraço!!!
O Brasil é tão grande que as vezes a gente até esquece que tem várias cidades que ainda não tem esses serviços mais badalados, mas sempre tem um app similar né.
A Uber é uma grande sacada dos tempos modernos, numa época em que se tem tantos problemas no transporte coletivo, e os táxis sempre foram alternativas caras hoje em dia além do preço camarada tem se o conforto de viajar sozinho e o melhor saber o valor exato e de ante mão . Mas como nem tudo é perfeito há o lado ruim, problemas de assédio é um deles.
Mas em relação ao livro deve ser bem interessante saber tudo que está por trás dessa empresa, que veio para ficar pelo visto, obrigando os outros meios de transporte à se atualizaram.
O consumidor é que tem o poder de escolha.
Realmente a escolha de poder chamar um carro pelo celular em qualquer lugar e hora é uma das maravilhas do mundo atual, quantas vezes isso não já deve ter quebrado um galho pra muita gente né. O livro no final dá a entender que internamente a Uber vem se renovando, esperamos que esses comportamentos sejam passado para eles num futuro bem breve.
Olá! Eita que eu fiquei bem curiosa com esse livro, afinal a empresa é sempre a minha escolha quando estamos discutindo inovações, sucesso em sala de aula e fiquei chocada só com a resenha e algumas revelações, imagina lendo a história completa. Eu particularmente amo a praticidade em pedir um Uber e poder ir e vir sem maiores transtornos e sem um custo tão elevado.
Eu também fiquei chocado quando comecei a ler sobre os podres da empresa, não era algo que passava pela minha cabeça. Além de informar, o livro também choca o leitor, pacote completo.
Rafael!
Acredito que o Uber veio democratizar um pouco o transporte contratado e facilitar uma forma de ter uma renda, para quem está sem oportunidade de trabalhar.
Se o livro mostra tudo de uma forma fácil de ser entendida, melhor.
cheirinhos
Rudy
Sim, além de ser pratico para os clientes, a Uber criou todo um mercado de empregos para muitos que tanto precisam, não é perfeito, tem que melhorar muito, mas já é um começo.
Olá!
Ultimamente urber é um aplicativo que ajudar muitas pessoas e tem uma facilidade enorme. Já ouvir muitos relatos sobre a utilidade do urber e sei que veio para dar emprego ou uma forma de ajudar na renda das pessoas que não tem emprego e isso é incrível. Gostei da premissa, mas acho que não leria.
Meu blog:
Tempos Literários
Sim, a Uber é uma mão na roda para muita gente. Realmente o livro não é para qualquer um, mas caso dê uma chance, não vai se decepcionar, pois a escrita é tão boa quanto qualquer livro de suspense que temos hoje em dia, tem tantos misterios para resolver.
Pela a resenha parece ser um livro panfletário, uma pena, estava interessado em ler
Não acho que seja um livro panfletário, ele critica até a raiz essa empresa que inovou sim, mas que fez muitas coisas erradas. O livro foi escrito por um jornalista que não tinha nenhuma ligação com a empresa, acho que vale a pena sim a leitura, mas cada um com sua opinião.
Excelente resenha! Obrigada pelas informações.