ESTARÃO AS PRISÕES OBSOLETAS? é uma reflexão promovida por Angela Davis acerca do contexto em que as prisões se disseminaram. Para aqueles que curtem séries como ORANGE IS THE NEW BLACK e VIS A VIS, o livro se torna uma oportunidade de aprofundar questionamentos e ideias que realmente estão presentes nas prisões por meio de discussões que tratam essas instituições como consequência de um conjunto de outros problemas que acompanham a sociedade há diversos séculos, ao invés de tratá-las como raíz do problema. Cheio de frases de efeito, que mereceram ser grifadas, é uma leitura que me agradou bastante, e com certeza, transformou minha percepção sobre as prisões.
Em sua obra, ela toma como referencial de análise os Estados Unidos da América, e ao longo de todo o texto estabelece paralelos com o contexto histórico e socioestrutural do país. O livro é dividido em 6 capítulos que partem de como os modelos escravocratas, o machismo e outras opressões sociais moldaram o que conhecemos hoje como os presídios. Em seguida, passa a esclarecer as transformações que as prisões tiveram ao longo dos anos e como elas funcionam. Por fim, tendo construído toda a ideia de como são as falhas desse sistema, a autora traz propostas abolicionistas no capítulo final.
O desafio mais difícil e urgente hoje é explorar de maneira criativa novos terrenos para a justiça nos quais a prisão não seja mais nossa principal âncora.
Este é um livro curto, mas que demanda certo conhecimento prévio e atenção. A autora constrói argumentos complexos, que precisam ser bem compreendidos para que no final toda a ideia se amarre. Aos interessados na obra, uma sugestão é ler com calma, pois muitos dos conceitos demoram um pouco para ficarem claros. Além disso, por não se tratar de uma obra de ficção, como nas séries citadas no comecinho da resenha, algumas pessoas podem considerar a leitura não tão entusiasmante, o que não aconteceu no meu caso, porque o assunto trabalhado já é algo que desperta facilmente meu interesse.
O encarceramento em massa gera lucros enquanto devora a riqueza social, tendendo, dessa forma, a reproduzir justamente as condições que levam as pessoas à prisão.
Vale dizer, que apesar dessa leitura ter se mostrado como um momento de exercício, ela é importante e necessária para nossa formação como cidadãos e seres humanos, pois trabalha conceitos que envolvem a consciência de que o mundo em que vivemos é um conjunto de valores que, erroneamente, consideramos superados, e na verdade estão apenas mascarados em outras ações que permanecem no nosso dia a dia.
AUTORA: Angela DAVIS
TRADUÇÃO: Marina VARGAS
EDITORA: Difel
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 144
COMPRAR: Amazon
Realmente falar sobre as prisões norte americanas e seu contexto histórico e social em 144 páginas divididas em 6 capítulos requer atenção e tempo do leitor e maestria e sensibilidade da autora
Estive olhando esse livro esses dias e no mundo que vivemos hoje em dia, achei de uma grandeza o tema abordado. Poucas vezes paramos para pensar de fato nesse assunto das prisões e suas consequências, afinal, não é nosso problema(sim, muitos de nós pensam assim, infelizmente)
Com certeza se tiver oportunidade, quero muito dar uma estudada nesse livro!
Beijo