O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional para verificar se uma pessoa está no seu peso ideal. Esse cálculo é muito simples, basta você dividir seu peso por sua altura ao quadrado. Por exemplo, eu peso 56 quilos e tenho 1,70 de altura, logo o cálculo seria: 56 / (1,70*1,70) = 19,37.
A tabela de IMC é composta por:
– Abaixo de 17 = Muito abaixo do peso
– Entre 17 e 18,49 = Abaixo do peso
– Entre 18,5 e 24,99 = Peso normal
– Entre 25 e 29,99 = Acima do peso
– Entre 30 e 34,99 = Obesidade I
– Entre 35 e 39,99 = Obesidade II (severa)
– Acima de 40 = Obesidade III (mórbida)
Ou seja,no meu caso, estou no meu peso normal. Mas isso não é o caso de Navie, a autora de DUPLO EU, uma HQ autobiográfica que narra a luta de Navie para vencer a obesidade mórbida, uma condição perigosa, que pode causar o desenvolvimento de diabetes, problemas cardíacos, doenças arteriais, hipertensão, problemas articulares, depressão, entre muitos outros problemas.
Embora Navie ainda não possua qualquer problema relacionado à obesidade, ela sofre com depressão, falta de autoestima, um desejo de se olhar no espelho e não enxergar uma imagem que considera falsa, um reflexo que não é o que deseja, de estar bem com sua aparência. É em uma consulta a uma nutricionista, quando esta menciona que o peso atual de Navie é o equivalente a carregar uma segunda pessoa nas costas, o tempo todo, que ela toma consciência de que precisa realmente mudar. E daí vem o título da HQ, a existência de um duplo, que sempre sussurra nos ouvidos que ela pode comer mais alguma coisa, que ela não precisa de exercitar, que sempre lembra o quanto está gorda, que inventa justificativas para comer mais e mais. E então Navie começa a lutar contra essa segunda pessoa, essa consciência dupla de quem precisa se livrar.
A narrativa atravessa diversos estágios dessa luta, como a parte da “Mentira”, quando Navie toma consciência de que mente para si mesma, achando que está tudo bem, enquanto várias palavras passam por sua mente e tenta esconder, como gorda, obesa, plus size, acima do peso, roliça, etc.; “Combate” mostra o início de sua luta nos exercícios e no balanceamento de uma dieta nutricional, os medos que isso traz, as inseguranças, a busca pela vontade de não desistir; Em “Sexo” ela expressa suas emoções sobre os relacionamentos, sobre como era transar com a imaginação de ter um corpo que na verdade não tinha, da realidade de se olhar e não conseguir visualizar nada de bom; “Transformação” passa pelos momentos em que Navie começa a emagrecer e descreve os procedimentos necessários para remover os resíduos da gordura, como o excesso de pele e como é difícil a recuperação, mas também traz a verdadeira constatação de superação, de reconhecimento de quem ela é como pessoa e de como é viver sem uma segunda pessoa em suas costas.
Navie é francesa, mora em Paris, e é roteirista, redatora de publicidade, jornalista e apresentadora de TV. Ela se juntou à desenhista Audrey Lainé para a construção de DUPLO EU. Lainé se mostrou perfeita para a tarefa de traduzir em imagens os pensamentos e os sentimentos de Navie nessa jornada de recuperação. Os traços são em preto e branco, com vermelhos presentes apenas na construção do duplo de Navie e nos momentos de sofrimento, destacando com perfeição a intensidade do que Navie passava.
DUPLO EU é uma lição de superação, sem passar a falsa sensação de que é fácil, não é, mas é possível, não apenas pela vontade, mas por muitos procedimentos que auxiliam nessa batalha. Mas mais importante do que o incentivo à mudança, é a mensagem pessoal sobre se aceitar como pessoa, sobre aceitar que ninguém impede uma pessoa de ir à academia de ginástica, que ninguém força uma pessoa a comer demais, a não ser a própria pessoa. Não existe de verdade um duplo, mas apenas as inseguranças, os medos, de nós mesmos.
O que acha de acompanhar essa jornada de Navie? Quer a chance de ganhar um exemplar de DUPLO EU, basta seguir as regras da resenha premiada abaixo!
REGRAS
UM: Preencher o formulário de participaçao, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional, que vale cinco pontos a cada dia que voce a fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;
DOIS: Deixar um comentário neste post;
TRĘS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o premio;
QUATRO: Após 27/09/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participaçao;
CINCO: O premio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do premio enviado;
SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitaçao do endereço. Caso năo responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;
SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questoes nao previstas nestas regras.
RESULTADO
Dan Carvalho (@danpenguindrum)
AVALIAÇAO:
AUTOR: Navie
ILUSTRADOR: Audrey LAINÉ
TRADUÇAO: Renata SILVEIRA
EDITORA: Nemo
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 144
COMPRAR: Amazon
Nossa, parece um livro bem impactante. Eu sempre busco livros que falem sobre peso, porque já tive anorexia. Hoje tenho imc 17.3, mas já cheguei a ter ele com 16. É muito difícil lidar com imagem, sendo que imagem acabou sendo muito distorcida pela mídia. Amo autobiografias e com certeza estou participando kkkk (vou fazer um esforço nesse, já que o do mês eu praticamente entreguei os pontos pra depressão dessa vez e não comentei em quase nada, me perdoem ;-; amo vocês s2)
Não pode entregar os pontos, força, não se deixe vencer. Leia livros, muitos livros, enquanto lê, a mente fica ocupada. É uma ajuda…
Já deu vontade de ler, e os trancos são lindos.
São mesmo!
Impactante! Real! São as impressões que tenho de Duplo Eu!
Essa luta entre querer ser saudável e comer só mais um pouquinho é super identificável. Em aceitar como se é e querer ter o corpo e as medidas que vemos nas revistas e TV.
Adorei os traços da HQ.
Fazia tempo que não participava de uma resenha premiada. Vou participar dessa. Super me identifiquei. Além de tudo é de uma autora francesa.
Boa sorte!
Olá! Nossa que história inspiradora e que serve de reflexão não só para as pessoas que estão passando pela mesma situação, mas também para todas aquelas pessoas que de alguma maneira enxergam imperfeições em si e que tendem a ter muitos problemas de auto estima. Uma passagem da história me lembrou bastante quando passei pelo médico para exames de rotina e a mesma me disse que eu precisava perder um botijãozinho para chegar ao peso ideal (até então nunca havia me sentindo incomodada com meu peso), ahhh e quanto a minha meta ainda carrego comigo metade de um botijãozinho (risos), mas tenho uma visão totalmente diferente hoje da tão temida atividade física, enfim, voltando a HQ, gostei muito e sem dúvida quero conferir e me inspirar ainda mais nessa jornada, que pode até não ser fácil, mas é recompensadora.
E não é só recompensadora, ela melhora sua saúde, não apenas física, mas também mental. Força, você consegue!
Sabe quando você vê uma imagem, uma palavra e se enxerga nela inteirinha??? Navie sou eu! Eu sou Navie!
Passo uma vida inteirinha lutando com meu peso. Acho que não vivi um dia nessa vida em paz com essa luta incansável da balança, da depressão, da auto estima. Tudo junto e bagunçado.
Cheguei ao ponto de fazer uma bariátrica e mesmo assim, ter perdido pouco peso por conta da depressão e uma nefrectomia.
Eu não sei afirmar ou simplesmente dizer hoje se é possível algo, pois esta semana tem sido uma das mais complicadas para mim. Ontem quando cheguei em casa do hospital, depois de ter tomado a sétima injeção para anemia, fechei os olhos e disse, um dia que venci..ou será um dia que não tive coragem de acabar com tudo?
Desculpa o desabafo.
Preciso deste livro!
Beijo
Parabéns pelo site, ótimo conteúdo e layout muito bem organizado e bonito e ótima resenha. E parabéns pela inciativa de fomentar a literatura que raro em nosso querido Brasil varonil kkk.
Parabéns pelo site, ótimo conteúdo e layout muito bem organizado e bonito e ótima resenha. E parabéns pela inciativa de fomentar a literatura que raro em nosso querido Brasil varonil.
Nossa me identifiquei muito com a história e gostaria muito de ler , gostei muito dos traços e como estou numa onda HQ é uma boa leitura no momento.
Olá Carl!
A obesidade é uma doença que acomete muitas pessoas, consumido-as física e psicologicamente. Nesta obra, a autora traz o tema de uma forma super coerente e realista, mostrando que é necessário muita força de vontade para superar todo o transtorno que a patologia traz. O grande destaque da HQ é a exploração completa de cada uma das fases da protagonista nesta luta, com todas as inseguranças,dúvidas e sofrimentos que a acompanham. Contudo, temos uma mensagem de se manter perseverante, de modo a superar todos esses obstáculos.
Beijos.
Carl!
Amei esa HQ. Já fui obesa nível III e consegui reverter esse quadro, hoje sou sobrepeso, quase chegando a ‘normalidade’ e realmente é uma jornada difícil, que leva tempo, empenho, mudança de hábitos alimentares e muitos exercícios, agora ficaram as peles…kkk Emagreci 46kg e gostaria muito de acompanhar essa saga de Navie e ver os conselhos para como fazer com o que ficou.
Participo e sairá divulgação no blog.
Rudynalva Correia Soares
rudynalva@yahoo.com.br
cheirinhos
Rudy
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Então acredito que você conhece bem pelo que Navie passou.
Que HQ interessante, participando do sorteio e já quero lê!!
Certamente, tocante e muito útil pra quem vive essa situação e pra todos trabalharem a empatia.
Oiii ❤ Adorei a proposta da HQ. É tão real, verdadeira, é o que várias pessoas enfrentam hoje em dia.
Olhar para o espelho e não se sentir bem consigo mesmo é horrível, isso acaba com nossa auto estima.
Acho que dar o primeiro passo em relação a uma vida mais saudável, é o mais difícil, mas depois que ele é dado, as coisas ficam um pouquinho mais fáceis.
Adoraria fazer essa leitura, já que me identifiquei com alguns sentimentos da personagem em relação a si mesma ❤
Confrontar esse pensamento que só nos coloca para baixo é uma batalha muito difícil. Ainda mais quando a pessoa não está bem consigo mesma, não aceita sua condição física. O psicológico vai sendo afetado e é aí que a depressão entra, é aí que a pessoa começa a ficar para baixo cada vez mais.
Essa autobiografia é ótima para mostrar a realidade de muitas pessoas, e provavelmente ajuda muitos a superar tudo isso.
Deve ser uma HQ extraordinária.
Bjos
Pode ter certeza que é uma HQ extraordinária! Leia!!!
Olá Carl!
Como estudante de nutrição eu tive uma grata surpresa com essa HQ. Nunca vi nenhuma obra que explorasse o tema assim tão abertamente. Pelo que pude ver a obra trata da obesidade com muito cuidado e empatia. Sempre me questiono sobre o papel da sociedade em relação às pessoas obesas, pois ao invés de ajudar nós muitas vezes as desestimulamos, como no episódio da academia por exemplo. Uma pessoa que sofre com a obesidade tem plena consciência de que está acima do peso, ela não precisa que todos a olhem com julgamento, que fiscalizem o seu prato, que verbalizem o óbvio. A questão da autoestima é um verdadeiro desafio, que merece ser trabalhada com cuidado. Só faço ressalvas quanto aos procedimentos como fórmula mágica para “resolver” o problema, pois se feito de maneira brusca, sem muita reflexão e aconselhamento pode trazer ainda mais danos à saúde do indivíduo.
Beijos
Sim, os procedimentos devem ser avaliados e usados apenas em último caso. A HQ trata muito a parte do amor próprio, da aceitação de como se é, sem dar importância aos julgamentos externos, um incentivo a se amar, e acho que essa é a principal mensagem passada pela autora.
Olá Carl 😉
Amei a proposta do livro, e pelas suas fotos da pra ver que as ilustrações são lindas e só complementam a mensagem que a autora quis passar!
A jornada da Navie parece ser cheia de altos e baixos. Não leio muitos livros autobiográficos, mas acho que esse é um do qual eu iria gostar muito.
Obrigada pela indicação *-*
Que HQ mais linda!
Achei incrível, porque obesidade além de trazer problemas pra saúde, traz muita dor pra quem tem, é uma luta emagrecer, e ter baixa autoestima também é como se fossemos nosso próprio inimigo! =(
Quero muito lê-la, pois tô precisando mesmo de algo que me ajude a ter menos insegurança, e mais alegria de viver =) e amor próprio!
Obrigada pela indicação!
bjs
Caramba, essa HQ parece maravilhosa. Eu já tinha visto pelo Skoob e achei muito massa. Quero muito ler e depois dar de presente a minha prima, acho que ela ia gostar bastante!
Tenho a impressão de que vai ser uma leitura impactante e reflexiva. Precisávamos de livros assim que não fantasiam, que simplesmente esfregam a verdade na nossa cara do jeitinho que ela é. Em terra onde quem é instagramer de beleza é rei, vemos muitas mulheres morrendo por uma aceitação estética forçada pelas indústrias da beleza e pouca gente falando sobre a realidade de forma explícita, acho que esse livro veio pra mudar e conscientizar muita gente.
Verdade isso do Instagram, oh lugar falso!
Oi, Carl
Estou no grupo da obesidade I e sei que tenho que perder uns quilos. No meu caso não além de consumir porcaria, alimentos calóricos é final de semana comer fora do horário que mantenho durante a semana e ser sedentária. Mas vou ver se volto pelo menos a fazer caminhada, que ajuda e muito.
Graças a Deus nunca tive depressão, mas até hoje vejo o preconceito das pessoas em relação ao tamanho do meu manequin, numeração do calçado e para ajudar tem seios grandes.
Tenho um amigo que emagreceu por volta de uns 115kg (tinha que emagrecer corria sério risco de morte) fazendo exercícios e comendo de maneira saudável, ele é um exemplo. Depois se formou em nutrição e ajuda muitas pessoas orientando e dando apoio.
Essa HQ tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas e trata do assunto com muita seriedade.
Beijos
É muito sério mesmo, ainda mais por causa da saúde. Todos nós precisamos de cuidado com relação ao que comemos, ainda mais hoje em dia, onde a maioria da comida não é saudável.
Oi, Carl!!
Mais uma indicação maravilhosa e com um tema super interessante!! Gostei muito da HQ e vou torcer para ganhar!
Bjs
Olá Carl, tudo bem? Eu adorei essa indicação, comecei a ler HQ há pouco tempo depois de acompanhar as suas resenhas, e sempre fico a procura de novas dicas.
Um beijo
Nossa!!! Preciso muito desse livro não para mim, mas para presentear minha filha que hoje sofre
com obesidade mórbida e está pré-depressiva, como disse o médico com o qual ela consulta.
Creio que vendo a luta de Navie ela possa ser incentivada a lutar mais um pouco. E vamos em
frente, sempre, apoiando e lutando pelo melhor.
Espero que consiga.
Realmente emagrecer não é nada fácil. Parece mesmo existir uma voz lá no fundo dizendo que você não precisa malhar, nem melhorar a alimentação. Eu me interessei muito pela HQ, acabei me identificando bastante. Não estou em obesidade mórbida mas acima do peso, mas sempre é uma luta pra não deixar piorar a situação.
Gostaria muito de ganhar esse livro.
Esse livro parece trazer uma mensagem encorajadora, de aceitação e incentivo!